terça-feira, 7 de julho de 2009

Aparelho ajuda cegos a identificar objetos

Comente!
Engenheira eletricista desenvolve circuito que permite a identificação de roupas, remédios e alimentos

Imagine o quão útil seria para um deficiente visual um aparelho para auxiliá-lo na hora de se vestir ou de achar um remédio. Uma das maiores dificuldades dos cegos em seu dia-a dia é combinar a roupa e achar um determinado medicamento. Pensando nestes obstáculos diários das pessoas com deficiência visual, a engenheira eletricista Fabiane Kelle de Almeida desenvolveu um sistema de identificação por meio de um leitor de etiquetas. O invento também permite que a gravação da voz do usuário seja reproduzida.

O funcionamento do aparelho é muito simples e a utilização das etiquetas pode ser ampliada para várias peças. O objetivo da invenção é dar mais autonomia ao deficiente visual. Ao comprar uma roupa, por exemplo, o cego coloca a etiqueta com o código numérico inscrito. Em seguida ele passa no leitor, grava uma mensagem de voz dizendo o nome e as características da peça. Todas as vezes que ele passar o leitor ali, o aparelho acionará a mensagem de voz indicando ao usuário qual o item apontado.

A ideia de Fabiane surgiu depois que ela ficou sabendo de uma pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Cegos. O estudo apontou que os cegos tinham uma imensa dificuldade para combinar roupas. A estudante de engenharia queria realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que facilitasse a vida de muitas pessoas.

Por enquanto o projeto está passando por aprimoramentos. Atualmente, o parelho funciona a base de corrente elétrica e os autofalantes são caixinhas de som de computador. A ideia é deixá-lo portátil no tamanho de um celular, funcionando com bateria. Vamos aguardar!

Fonte: Instituto Mara Gabrilli

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário