quarta-feira, 8 de julho de 2009

Computador ajuda cegos a compor música

Comente!
O programa musibraille, que pode ser gratuitamente baixado pela internet, traduz partituras musicais para o braille.

Um programa de computador que pode mudar a vida de músicos cegos foi lançado nesta quarta em Brasília. Usando a internet, a pessoa pode passar uma partitura para o braille, e de graça. Socorro Araújo, nome artístico, Soara. Apaixonada por música. Formada em canto, já lançou o primeiro CD. Composições próprias. Cega, ela lembra das dificuldades. Não havia partituras em braille, muito menos exercícios. “Muitas vezes em sala de aula a gente ficava boiando por falta do material, contraponto, seja ritmo, sofejo. A gente ficava meio perdida”, diz Soara. A cantora Sara Bentes reclama de discriminação. Ela queria ser corista, mas nem conseguiu fazer o concurso. “Por eu não ter acesso a uma partitura, eu fui recusada”. A maior dificuldade do estudante de música que é cego é acompanhar a aula.

O material raramente tem versão em braile. Por isso, muitos desistem do curso ou nem são aceitos em escolas de música. Mas, agora com um novo programa de computador, o estudante cego vai deixar apenas de ser ouvinte. O musibraile é uma espécie de tradutor da linguagem musical. Em português, vai guiando o cego até converter partituras para o braille. Qualquer um pode baixar o programa de graça da internet e o professor de música não precisa saber braille para ensinar. “O professor não precisa ser especializado em musicografia ou saber com excelência o braille. Ele vai entender que o cego sabe o braile.

É a maneira de ele escrever o braille. Então o cego vai aprender a musicografia em braile”, diz a coordenadora do projeto, Dolores Tomé. O músico Orlando Britto, carreira firme em Campo Grande, sempre usou a sensibilidade aguçada para superar as dificuldades, mas o musibraille vai ajudar muito na hora de compor. “Não vai ser mais dificultoso. Aquela coisa de eu ter arrumar alguém pra me ditar, pra eu passar pro braile”, disse.





Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Fonte: Jornal Nacional Online

Vídeo: G1

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário