terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Primeiro Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas reuniu 8,5 mil de pessoas com deficiência no Hopi Hari

Comente!

Enquanto crianças e jovens se divertiam, autoridades e empresários do setor discutiam a necessidade de investir mais na acessibilidade para pessoas com diferentes tipos de deficiências
Na data que comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), o Hopi Hari sediou o lançamento da primeira edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas. O evento reuniu 8,5 mil portadores de necessidades especiais de 82 instituições localizadas em 31 municípios. Enquanto crianças e jovens se divertiam, autoridades e empresários do setor discutiam a necessidade de investir mais na acessibilidade para pessoas com diferentes tipos de deficiências.
Estiveram presentes a deputada estadual Célia Leão, ela própria portadora de paraplegia e fonte de inspiração política para o projeto, o deputado estadual Waldir Agnello, o vice-prefeito de Vinhedo Jaime Cruz, que substitui interinamente o prefeito da cidade, o cartunista e empresário Maurício de Souza, além de outras autoridades e representantes do Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e da Associação Brasileira das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra) e do Hopi Hari. Armando Pereira, presidente do Hopi Hari, reforçou como a acessibilidade aos parques e outros locais de lazer pode beneficiar as pessoas com deficiência: "É essencial que todos nós tenhamos consciência de investir no futuro e em um mundo melhor. E uma parte disso é oferecer momentos de diversão e encantamento a todos, incluindo portadores de deficiência." Já Alain Baldacci, presidente do Sindepat, afirmou que "com o empenho de todos os parques e atrações turísticas a ação oferecerá uma experiência de entretenimento com diversão e muita segurança." Marcelo Gutglas, presidente do Conselho do Sindepat e presidente do Playcenter, lembrou de outra iniciativa importante, o Dia Nacional da Alegria, data em que os parques recebem gratuitamente crianças carentes.
Na solenidade oficial, dez jovens da Associação de Balé de Cegos Fernanda Bianchini fizeram uma apresentação de dança. E o presidente do Hopi Hari prestou uma homenagem à Maurício de Souza, que criou o personagem Luca, menino cadeirante da Turma da Mônica que também é mascote do evento. "Fico emocionado e muito satisfeito com a participação do Luca", declarou o cartunista.
Para a deputada Célia Leão, esse tipo de ação mostra a evolução da consciência social e do respeito às diferenças: "Hoje são cerca de 25 milhões de pessoas no Brasil com algum tipo de deficiência e quase 800 milhões no mundo. Iniciativas com esta me fazem acreditar que o mundo é para todo mundo". O esforço dos parques em ampliar seu acesso a todas as pessoas recebeu apoio da recém-aprovada lei 11.982, que determina a adaptação dos parques para receber públicos com necessidades especiais. No próximo ano outros parques membros da Adibra e do Sindepat, como o Beach Park, Wet´n Wild, Playcenter, Hot Parque e Parque Unipraias, irão se juntar o movimento do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas, o que gera uma expectativa de 100 mil visitantes nesse dia em 2010. O Hopi Hari, que recebe mensalmente 160 pessoas com algum tipo de deficiência física, possui toda a infra-estrutura e preparo técnico para receber bem esse público e realiza essa ação há nove anos.
O objetivo do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas é prestigiar aqueles com necessidades específicas abrindo as portas dos complexos de lazer e oferecendo um dia de atenção especial. A iniciativa ressalta a importância da acessibilidade em empreendimentos, entre eles os associados ao Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e à Associação Brasileira das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra) que, a partir de 2010 passarão a realizar anualmente a ação. A expectativa de público para o próximo ano é de 100 mil visitantes em todos os parques que aderirem ao movimento em diferentes regiões brasileiras. Um dos principais idealizadores do projeto foi a deputada Célia Leão, ativista dos direitos da pessoa com deficiência. Seu apoio é de extrema importância para a discussão do tema, pois reforça a urgência da promoção de dignidade, respeito e igualdade à pessoa com deficiência. Além disso, com incentivos como este, o turismo brasileiro torna-se uma eficiente maneira de fomentar a inclusão social, gerar novos empregos e promover a cidadania.
Apesar de agora fazer parte de um calendário oficializado, o Hopi Hari realiza essa ação desde 2001, que até então era chamada de Dia Especial. O intuito sempre foi oferecer às pessoas com deficiência a oportunidade de se divertir gratuitamente no parque. Além disso, o Hopi Hari está preparado para receber esse público todos os dias, já que possui o "Código Azul", onde é distribuído para cada um dos visitantes um mapa personalizado das atrações indicadas para suas necessidades específicas.

Fonte: Revista Sentidos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário