sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Dicas para deficientes em viagens

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Reserva de Passagem



Pesquisar as Companhias Aéreas que possuam atendimento personalizado para Deficientes;
Sempre avisar a Companhia Aérea que o passageiro é deficiente físico e o tipo de deficiência que este possui;
Perguntar a Companhia Aérea se há algum limite de tamanho ou peso para a cadeira de rodas;
Se a cadeira de rodas no caso for elétrica, informar a Companhia Aérea e perguntar se há como recarregar a bateria durante o vôo;
Se o passageiro necessitar de algum equipamento como máscara de oxigênio, a Companhia Aérea não é obrigada a fornecer, mas a maioria delas possuem alguns equipamentos (mas com prévia solicitação e muitas acrescentam uma taxa extra à passagem);
No caso de um grupo de deficientes as reservas devem ser feitas com no mínimo de 02 meses de antecedência; - Uma Empresa Aérea não pode limitar o número de deficientes físicos por aeronave;
Infelizmente grande parte das aeronaves não possui banheiros especiais para deficientes e os que são adaptados não são confortáveis para estes tipos de passageiros;
Sempre tentar (ao máximo) reservar vôos non-stop ou sem escalas;
Se a reserva em vôos diretos não for possível, sempre reservar conexões com no mínimo uma hora de intervalo; - Reservar assentos próximos ao principio do avião se não for possível à reserva nos assentos próprios para deficientes;
Quando o passageiro estiver viajando sozinho aconselhar a procurara de um funcionário da Companhia aérea ou do aeroporto para que o acompanhe durante a troca de vôo, pois muitas vezes a locomoção para os deficientes é muito difícil dentro de alguns aeroportos;
No embarque e no desembarque a Companhia Aérea deve dar assistência ao deficiente, bem como durante a viagem;
O deficiente visual tem o direito de levar a bordo o cão de guia, comunicando o transporte 48 horas antes à companhia aérea, e o direito a assistência, que na terra compete aos aeroportos, as companhias aéreas e as agências de viagem, enquanto a bordo dos aviões compete exclusivamente as companhias aéreas.
(http://www.viajandaunblog.com/)

Reserva de Hotéis
Sempre perguntar ao Hotel se esse possui acesso para deficientes;
Nem sempre os atendentes de reservas sabem essa informação, então é muito importante, se você não sentir confiança, ligar para o próprio Hotel e se informar;
Seja específico sobre a necessidade (os banheiros possuem barras de segurança, qual o tamanho das portas do quarto, entre outras informações).
Quando a reserva for feita em um hotel fora do Brasil é de extrema importância de certificar de que esse foi informado de que o passageiro é deficiente físico. Em caso de dúvida de como se expressar em outra língua envie o símbolo universal de deficientes físicos (o desenho da cadeira de rodas);
Certificar se o primeiro andar do hotel é o de acesso à rua, pois em muitos hotéis, principalmente na Europa, o primeiro andar na verdade é o segundo, terceiro até mesmo o quarto andar;

Bagagem

Se o deficiente físico utilizar cadeira de rodas, é importante lembrá-lo de levar consigo aparelhagem necessária caso a cadeira de rodas necessite de um pequeno reparo;
Caso o passageiro esteja levando consigo uma bateria extra da cadeira de rodas motorizada, é importante lembrá-lo que este deve ser despachada, pois é considerada bagagem de risco, por isso deve sofrer inspeção da Companhia Aérea.
Se o passageiro estiver viajando para o estrangeiro lembrá-lo de levar um conversor de voltagem e adaptadores de tomada;
Caso o passageiro esteja tomando medicação é importante lembrá-lo de levar a receita médica (recomendável em inglês) e medicamento extra, caso ocorra algum imprevisto.


Em viagens de ônibus dentro do país, a orientação é para que os deficientes se acomodem nas primeiras cadeiras, perto da porta, ou perto do banheiro. Em geral, não existem condições especiais para estes passageiros.Na América do Norte, geralmente os deficientes têm direito a assistência, mas devem avisar quais são suas necessidades para a empresa com antecedência. Se precisarem de acompanhante, em muitos casos este não paga tarifa.

Em viagens de navio quando o passageiro com problemas de saúde ou portador de deficiência física não é auto-suficiente ou precisa de atenção especial, ele só pode embarcar com um acompanhante que se responsabilize por sua segurança e assistência. Em geral, as empresas não assumem responsabilidades por cuidados adicionais. Normalmente o deficiente tem de levar sua própria cadeira de rodas para o navio.As companhias podem proibir o embarque de passageiros sem condições físicas para viajar ou que exigem cuidados muito maiores do que os oferecidos.

As companhias de trem orientam seus funcionários a dar assistência aos passageiros que se locomovem com ajuda de cadeiras de rodas ou muletas, ou que precisem de atenção especial. Algumas empresas providenciam cuidados a bordo e cadeiras de rodas se forem avisadas com antecedência.Muitos trens oferecem facilidades para os deficientes físicos, como banheiros, área para cadeira de rodas e cabines de fácil acesso. Os portadores de deficiência física também têm direito a desconto em algumas companhias.


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