quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DVD ENSINA CRIANÇAS AUTISTAS O QUE UM SORRISO SIGNIFICA

1 comment
O vídeo ensina crianças autistas como reconhecer emoções como felicidade, raiva e tristeza através de veículos como um trem, um barco e um teleférico
Jenny, um trólebus verde com rosto humano, tinha uma testa franzida quando suas rodas ficaram presas. Mas depois que ela foi resgatada por amigos, deu em grande sorriso - e foi ai que algo mudou para Jude Baines.
"Foi revelador", disse sua mãe, Caron Freeborn. Antes de assistir ao vídeo, Jude não entendia o que eram as emoções e nunca notava as expressões nos rostos das pessoas, mesmo em seus pais e em seu irmão.
As aventuras de Jenny são parte de um DVD para crianças autistas lançado esta semana nos Estados Unidos chamado Os Transportadores.
O DVD ensina crianças autistas como reconhecer emoções como felicidade, raiva e tristeza através de veículos como um trem, um barco e um teleférico.
Ele é uma criação de Simon Baron-Cohen, diretor do Centro de Pesquisas de Autismo na Universidade de Cambridge. Ele é primo do comediante Sacha Baron-Cohen, criador de personagens como Ali G e Borat.
Baron-Cohen se interessou pelo autismo no inicio de 1980, ao dar aulas para crianças autistas. "Por que a interação social deve ser tão difícil para crianças com tantas outras habilidades em áreas como memória ou atenção para detalhes?"
Há cerca de uma década, Baron-Cohen sugeriu que o autismo - que dificilmente afeta meninas - poderia ser uma versão extrema do típico cérebro masculino. Homens tendem a entender o mundo através de padrões e estrutura, enquanto mulheres são mais inclinadas a entender emoções.
O autismo, Baron-Cohen acredita, é uma condição em que as pessoas percebem sistemas e padrões enquanto permanecem alheios a outras pessoas e sentimentos.
Para ajudar crianças autistas a entender emoções, Baron-Cohen e sua equipe usaram oito veículos no DVD. Eles têm rostos humanos, fazendo com que se concentrar em suas características humanas seja inevitável. O vídeo foi financiado pelo governo britânico.
"Para ensinar para crianças autistas algo que elas acham difícil, nós precisávamos de um formato adaptado a elas", disse Baron-Cohen. Crianças autistas são particularmente atraídas por veículos previsíveis que se movem em trilhos, com trens e trólebus.
Em um pequeno estudo entre 20 crianças autistas de 4 a 7 anos de idade, Baron-Cohen e seus colegas descobriram que aqueles que assistiram o vídeo por pelo menos 15 minutos por dia por um mês se igualaram a crianças normais em sua habilidade de identificar emoções.
No entanto, Baron-Cohen alertou que, embora as crianças consigam reconhecer melhor as emoções depois do DVD, isso não muda necessariamente seu comportamento. "Isso não é um tipo de cura mágica", disse. "Só mostra que se você tiver a oportunidade de praticar suas habilidades sociais você pode melhorar."

O DVD pode ser encontrado no site thetransporters.com. Metade dos lucros obtidos com as vendas vão para projetos de pesquisa e caridade.

http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=24386

Um comentário:

  1. nossa q lindo, to fazendo 1 trabalho sobre autismo , muito interessante...

    ResponderExcluir