segunda-feira, 16 de março de 2009

A adaptação do carro

1 comment



Muita gente me pergunta sobre a adaptação feita no carro, se foi complicado fazer, se precisa treinar muito, ou até se muda muito o jeito de dirigir. A coisa é muito simples: uma barra de ferro soldada embaixo do volante ligada ao acelerador e ao freio. Puxando a barra, o carro acelera, empurrando, freia. Nada mais simples. Demorei uns dois minutos para aprender a dosar a aceleração e frenagem e hoje dirijo normalmente, do mesmo jeito que eu dirigia antes do acidente. Só estou maneirando um pouco na velocidade, perdeu um pouco a graça.
O modo de freiar o carro demanda um pouco de atenção, é necessário empurrar a barra fortemente, garantindo a pressão certa no pedal.
A barra pode ser instalada do lado direito ou esquerdo, de acordo com a preferência do condutor, mas sendo do lado esquerdo, como é o meu caso, é necessário ficar atento antes das curvas, pois é preciso tirar a mão do acelerador para acionar a seta. Há uma outra adaptação neste caso, que preferi não instalar, uma extensão da seta para o outro lado do volante, através de uma barra em curva.
O pomo giratório achei meio feio e desnecessário no início, mas com o tempo achei uma mão na roda pra manobrar e estacionar, ajuda bastante. Ajuda também a direção do Stilo, que é a mais leve que já vi. Em suma, a vantagem pra mim agora é que tenho o carro totalmente "na mão".
Fonte: Blog do Cadeirante

Um comentário:

  1. Adaptar um carro automático é simples! Mais um com cambio manual ja saí mais caro! A embragem computadorizada que é a mais moderna hoje custa muito caro, em torno de 3 mil reais istalada. Alem disso o que é semi-automatico ou seja o com a embragem coputadorizada é mais complicado um polco para dirigir. ex: na hora de faser rampa. é presciso puxar o freio de mão. Mais ta bom!
    Pelo menos nois caderantes podemos dirigir né, que é uma vitória!!!

    Flw.... fé em Deus que um dia tudo vai melhorar...

    ResponderExcluir