quarta-feira, 4 de março de 2009

Atletas brasileiros disputam olimpíadas para surdos 2009

Comente!
Profissionalmente, a dupla Rafael e Valberto, atletas com deficiência auditiva, é desconhecida no ranking do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Contudo, no ranking da Confederação Brasileira de Esporte para Surdos (CBDS) eles são os atuais bicampeões da Copa do Brasil, evento promovido pela entidade. E justamente com o segundo título na Copa, disputada nos dias 14 e 15/02, na arena montada na Praia de Copacabana/RJ, Rafael e Valberto garantiram classificação para disputar os Jogos Olímpicos para Surdos 2009.

A 21ª edição desses Jogos será em setembro, na cidade de Taipei, em Taiwan.

Conquista difícil

Treinador da dupla, o educador físico Paulo Alexandre, formado em Educação Física e um especialista em educação inclusiva, revelou que a vitória de Rafael e Valberto na Copa Brasil de Surdos no Rio de Janeiro foi "significativa porque eles viajaram sem o técnico, por falta de apoio financeiro". Ressalte-se que Paulo Alexandre, junto com professores Francisco Grijalva e Luciano Furtado, faz um trabalho voluntário com a parceria bicampeã brasileira de vôlei de praia para surdos.
"Meu primeiro esporte foi o futebol", sinalizou Rafael e Catarina Leite, que acompanhava o atleta, junto com o técnico Paulo Alexandre, traduziu. O vôlei de quadra veio em seguida. "Ele viu os colegas jogando no prédio onde mora, gostou e começou a praticar", completou a amiga Catarina. A propósito, Rafael, 23 anos, integrou a Seleção Brasileira de Vôlei de Surdos que ano passado disputou o Mundial na Argentina.
Com o incentivo de Valberto, aderiu ao vôlei de praia, treinando nas quadras da Volta da Jurema. A estréia em competições veio em 2003, no I Campeonato da Liga Nordeste Desportiva de Surdos, em Fortaleza, defendendo a Associação de Surdos do Ceará. E terminou campeão, ao lado de Valberto. Em 2006 a dupla foi vice-campeã da Copa Brasil na Bahia.

Bi na Copa Brasil

Em 2007, a parceria venceu pela primeira vez a Copa Brasil, no Rio Grande do Sul. E este ano garantiu o bi e vaga para a 21ª Olimpíada de Surdos. Rafael tem bolsa atleta federal, mas luta por patrocínio para, com parceiro Valberto e técnico Alexandre, lutar por medalha em Taipei.
Fonte: Diário do Nordeste



Intérprete Catarina Leite, o bicampeão brasileiro de vôlei de praia, Rafael, que, com parceiro Valberto, garantiu vaga na Olimpíada. (Foto: Rodrigo Carvalho)

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=615999


0 comentários:

Postar um comentário