“Ser acadêmico significa participar ativamente da vida universitária, independente de raça, religião, cor, sexo e integridade física”.
Inclusão é uma realidade
Preocupada com seu papel social perante a comunidade e em assegurar ao seu alunado a igualdade de oportunidades, a Universidade Cidade de São Paulo criou o Centro de Apoio Acadêmico aos Deficientes (CAAD), muito antes de o Ministério da Educação estabelecer a inclusão social como uma das funções estratégicas das Instituições de Ensino Superior.
A iniciativa teve por objetivo facilitar a inclusão e a participação dos alunos com necessidades especiais em todas as atividades e programas realizados. Outro objetivo do CAAD é desenvolver pesquisas em busca de alternativas que possam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
O campus está preparado para receber alunos com deficiências físicas. Para tanto, todas as instalações foram adaptadas, no sentido de possibilitar que todos participem ativamente das atividades acadêmicas.
O CAAD atende, também, crianças e jovens da comunidade, que participam de diferentes atividades e cursos.
Hoje, o CAAD dispõe de professores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, que acompanham alunos de graduação surdos nas salas de aulas bem como oferece aulas de braile, informática, música, cálculo sorobã, orientação e mobilidade e uma série de atividades de integração como tarefas cotidianas da vida diária e atendimento psicológico.
• Alternativas que facilitam a inclusão dos acadêmicos com necessidades especiais
A Universidade Cidade de São Paulo desenvolveu várias ações para se preparar para receber alunos com deficiências físicas.
Acessibilidade- Rampas foram construídas, banheiros adaptados, instalados elevadores com painel em braile e portas largas. Os alunos com deficiência visual passam por treinamento em orientação e mobilidade, adquirindo autonomia em sua locomoção pelo campus.
- Funcionários foram treinados quanto à maneira mais adequada de interagir com aluno com deficiência.
- Professores foram orientados com o objetivo de poderem oferecer condições para que seus alunos tenham bom aproveitamento e participação.
- Foram providenciadas placas indicativas, através do sistema Braile, segundo os critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o objetivo de facilitar a localização dos pontos de referência dentro da Universidade e propiciar maior autonomia a essa população.
- Lanchonetes providenciaram cardápios escritos em Braile.
Atendimento
Após a matrícula e identificada a deficiência, o aluno é orientado a procurar o CAAD e a falar sobre suas necessidades específicas para ter boa participação na vida acadêmica. A partir deste contato, o CAAD e o interessado estudam alternativas para atender às suas reivindicações, segundo as possibilidades do Centro.
- Deficiente visual
• É orientado para adquirir mobilidade independente dentro da Universidade.
• São oferecidos cursos de informática, que utilizam os programas Virtual Vision e Dosvox (ledores de tela), proporcionando autonomia em trabalhos acadêmicos e consultas à Internet. Um dos laboratórios da Universidade possui 24 microcomputadores com multimídia, fone de ouvido e os softwares acima citados, possibilitando a realização de cursos de informática. Foi escolhido esse local para garantir o direito de todos, seja deficiente ou não, de usufruir o mesmo espaço.
• Transcrições de materiais pedagógicos (textos, livros e provas) para o braile e do braile para caracteres comuns. Para o aluno que apresenta visão subnormal os materiais pedagógicos são ampliados.
• Os professores dos alunos atendidos pelo CAAD são orientados sobre como atendê-los em suas aulas, e devem fornecer com antecedência os materiais impressos a serem utilizados em sala de aula, para que possam ser transcritos em braile ou ampliados, proporcionando a todos igualdade de oportunidades.
- Deficiente Auditivo
• Tem à sua disposição um intérprete de Língua de Sinais na sala de aula.
• Os professores são orientados sobre como atendê-lo em suas aulas.
- Deficiente Físico
• É atendido em suas necessidades específicas.Ex.: carteira anatômica para permanecer em sala de aula, confortavelmente, segundo sua escolha.
• Os professores são orientados sobre como atendê-lo em suas aulas.
Cursos oferecidos
O CAAD propõe cursos que venham contribuir para um melhor atendimento em educação e reabilitação de pessoas com deficiências.
• Informática: o mesmo curso acima mencionado é oferecido a crianças, jovens e adultos.
• Reabilitação básica: segundo sugestão da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Helen Keller Inc. (HKInc) para países em desenvolvimento:
• Práticas do dia-a-dia: crianças, jovens e adultos deficientes físicos e/ou visuais aprendem cuidados pessoais (vestir-se, portar-se de maneira adequada nas diferentes situações), atividades práticas (cozinhar, limpar casa, passar roupa, arrumar armários) e no trabalho com a família.
• Orientação e mobilidade: desenvolve atividades que levam a pessoa com deficiência visual e visão subnormal a ter locomoção independente (andar sozinho com auxílio da bengala longa), em ambientes internos e externos, fazer uso de áreas comerciais e de transportes coletivos.
• Comunicação: ensino do Sistema Braile para jovens e adultos que perderam a visão ou que não tiveram a oportunidade de passar por programas educacionais.
• Apoio psicológico, durante o processo de educação e reabilitação para usuários e familiares, sempre que necessário.
• Educação Física Adaptada: desenvolve programas com atividades esportivas e motoras para pessoas com deficiência visual, física e/ou mental.
• Deficientes visuais e/ou físicos: o programa visa ao aprimoramento de suas capacidades físicas (capacidade aeróbia, flexibilidade, resistência muscular localizada), motoras (equilíbrio, coordenação e agilidade), bem como habilidades motoras de manipulação, locomoção e estabilização.
• Deficientes mentais: o programa visa a favorecer o aparecimento de padrões básicos de movimentos (manipulação, locomoção e estabilização) em crianças.
• Assessoria às escolas que tenham alunos com deficiências, com objetivo de facilitar a inclusão (sempre que solicitada).
• Brinquedoteca: a criança especial precisa, desde muito cedo, estar com outras crianças e aprender a desfrutar dessa oportunidade, que constitui em um dos principais objetivos da inclusão. Consideramos como espaço lúdico de inclusão aquele que contém equipamentos e brinquedos que favoreçam a integração entre crianças, apesar de suas diferenças. Através de brinquedos, jogos e brincadeiras, é preparada socialmente para freqüentar uma escola comum.
As crianças com deficiência sensorial, física e/ou mental, atendidas pelo Centro, e aquelas consideradas normais, pertencentes à comunidades próxima do campus universitário, poderão desfrutar desse espaço.
• Estimulação Precoce: tem por objetivo facilitar o desenvolvimento da criança com deficiência visual e de com visão subnormal, prevenindo problemas adicionais à deficiência visual, por falta de ambiente facilitador, e que estimule seu contato com o "mundo". Esta atividade se dá num ambiente agradável (Espaço Lúdico), por meio de brincadeiras com brinquedos sonoros, coloridos e agradáveis ao tato. Nesta estimulação é realizado, também, o treinamento de visão subnormal, garantindo a estas crianças melhor uso e eficiência visual.
• Pesquisas: o CAAD tem como uma de suas propostas desenvolver pesquisas nas áreas das deficiências, cujo objetivo é a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Parceria interna
Por ser um departamento universitário, o CAAD desenvolve pesquisas em todos os serviços acima citados, atuando como parceiro de todos os cursos de graduação. Desse modo, auxilia no trabalho docente, oferecendo oportunidades de estágios supervisionados e iniciação científica, principalmente nos cursos de Pedagogia, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e os cursos da área de Informática.
Resultados do CAAD
Após a criação do CAAD os alunos com deficiência da Universidade Cidade de São Paulo passaram a participar ativamente da vida acadêmica com autonomia, independência e a interação entre aluno-aluno, aluno-professor e aluno-professor-aluno melhorou.
Conseqüentemente, tornaram-se mais satisfeitos, confiantes em sua capacidade e a auto-estima mudou.
Informações
Centro de Apoio Acadêmico ao Deficiente - CAAD
Tel.: (11) 2178-1370 / 2178-1212
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