segunda-feira, 9 de março de 2009

"Descodificador" ajuda deficientes visuais a ler mensagens SMS

Comente!
Designet cria gadget para deficientes visuais, que ajudaria em sua inclusão digital.

O aparelho converte as palavras das mensagens em alfabeto braile e as apresenta ao usuário.
O dispositivo, criado pela designer Okada Noriaki, apresenta não só uma solução para as pessoas com visão limitada ou nula, mas também para aqueles com deficiência auditiva.
O aparelhinho é barato e fácil de carregar.
De um dos lados é capaz de produzir relevo para representar o código baile e do outro possui um visor LCD e um teclado numérico convencional. A solução deve atender a milhares de pessoas desabilitadas que não conseguem fazer uso dos serviços de mensagem, conta o Gizmodo.
O custo do B&D, nome dado à invenção, pode ser reduzido graças à utilização de papelão para sua confecção e a montagem é tão simples que qualquer pessoa consegue fazê-lo, como afirma o ImpactLab.
A utilização, porém, exige um computador e a instalação de um software, livre, que acompanha o pacote.Segundo o site Tuvie as mensagens podem ser tanto "traduzidas" para o braile tanto quanto lidas em voz alta. Já no caso dos deficientes auditivos o aparelho se comporta como um dispositivo qualquer outro para entrada de dados e envio de mensagens.
Obviamente a invenção ainda é um protótipo e nem sequer há informação sobre a disponibilização do equipamento à população, mas esse com certeza terá um grande impacto nas vidas das pessoas com restrições de visão ou audição.

http://www.gforum.tv/

0 comentários:

Postar um comentário