quarta-feira, 4 de março de 2009

Novo padrão W3C possibilita melhor acessibilidade e interação via web

Comente!
Novidade beneficiará o mercado móvel, além de garantir nível de qualidade de informações

O W3C (Consórcio World Wide Web), entidade com escritório nacional baseado na sede do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), publica o EMMA (Extensible MultiModal Annotation), padrão que promove interações na Internet através de uma série de meios, além do teclado e do mouse. A iniciativa, projetada pelo Grupo de Trabalho Multimodal Interaction, garante web acessível a todos, com desenvolvimento de aplicações mais ricas e de baixo custo, ajustadas a diversas formas de entrada e saída de dados, como escrita, voz sintetizada e linguagem gestual.
Multimodais, as soluções, beneficiarão usuários com necessidades especiais, uma vez que possibilitam alternar as formas de interação para quem possui deficiências visuais, auditivas, físicas, cognitivas ou neurológicas.
O padrão EMMA também terá importante papel dentro da indústria de mobilidade. Ao adotar esse modelo e o desenho multimodal, as ferramentas serão facilmente ajustáveis, já que os telefones celulares também operam com comandos de voz e texto. Além disso, permitirá aos desenvolvedores eliminarem imprecisões na entrada de dados. Dessa forma, durante as últimas etapas do processamento, será viável reduzir as probabilidades de erros, bem como fornecer informações complementares sobre as transações, como a data em que elas aconteceram.A iniciativa ajudará a acompanhar as novas necessidades que surgem com a evolução da tecnologia. Atualmente, tem-se cada vez mais presente no mercado telas sensíveis e aparelhos que detectam movimentos ou orientações. O modelo EMMA permite aos desenvolvedores separarem a camada lógica de uma aplicação, da interativa, tornando mais fácil adaptá-las a novos ambientes.
"O W3C mantém, assim, seu compromisso de tornar a web mais universal, garantindo que a experiência de navegar na Internet seja possível para mais pessoas e por meio de mais dispositivos", finaliza Vagner Diniz, coordenador geral do W3C Escritório Brasil.

Mais Informações: http://www.s2.com.br

0 comentários:

Postar um comentário