terça-feira, 10 de março de 2009

Obama libera dinheiro público em pesquisa com células-tronco

Comente!
Em 2001, George Bush acabou com a liberação de dinheiro público para pesquisas com embriões e dizia estar agindo em defesa da vida humana. O novo presidente americano anulou essa decisão.

Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama anulou os efeitos de uma decisão do governo Bush que tinha enfurecido a comunidade científica. A proibição de usar dinheiro público em pesquisas com células-tronco acabou. Cercado por pesquisadores e portadores de doenças ainda sem cura, o presidente Barack Obama avisou: "Na área da ciência, o meu governo vai tomar decisões baseadas em fatos e não em ideologia". Foi assim que o presidente Barack Obama explicou por que decidiu suspender a proibição do uso de verba pública para financiamento de pesquisas com células-tronco embrionárias. Em 2001, George Bush acabou com a liberação de dinheiro público para pesquisas com embriões e dizia estar agindo em defesa da vida humana.

“Milagres na medicina não acontecem por acidente, mas por muita pesquisa”, disse Obama. Mas assegurou que nunca vai apoiar a clonagem para reprodução humana. As células-tronco embrionárias são capazes de dar origem a qualquer célula do corpo e, potencialmente, substituir todos os tecidos. Para os cientistas, elas podem ser a chave para a cura de doenças, como Alzeihmer, Parkinson e diabetes. A decisão de Obama está sendo criticada por grupos conservadores contrários ao uso de embriões em pesquisas científicas. O Vaticano manifestou preocupação com o decreto do presidente Obama e afirmou que é preciso preservar a dignidade humana em todos os estágios da sua existência.

http://jornalnacional.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário