domingo, 1 de março de 2009

Semáforo sonoro ajudará deficientes visuais em SC

Comente!

Portadores de deficiência visual poderão atravessar a rua sem pedir ajuda de terceiros.
Essa é a intenção de um semáforo com dispositivo sonoro, que deve ser inaugurado na rua João Pessoa, bairro da Velha, Blumenau (SC), na primeira quinzena de março.
Segundo o Seterb (Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte), o usuário deve apertar um botão para que o sinal fique vermelho para o motorista. Em seguida, um som informa o deficiente que é possível seguir adiante.
Perto da nova sinalização, na rua Londrina, fica a sede da Associação de Cegos do Vale do Itajaí (Acevali), onde há constante circulação de deficientes visuais. Há também um colégio, o Adolpho Konder, com grande movimentação de crianças durante o dia.
O aparelho também deve ajudar o público infantil, segundo o Seterb. A autarquia informou que agentes de trânsito que auxiliam crianças a atravessar as ruas poderiam ser realocados para outros pontos da cidade.
Outro motivo para a implantação do aparelho seria a grande concentração de carros em Blumenau: 1,72 para cada dois habitantes, conforme dados do Seterb.
Após a instalação do semáforo sonoro, usuários devem receber instruções sobre como utilizá-lo. A sinalização é a primeira na cidade, informou o serviço. Capitais como Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) já utilizam o dispositivo nas ruas.
A sinalização, que seria implantada em novembro do ano passado, só chegou em março deste ano por conta da tragédia ocasionada pela chuva em Blumenau.

Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC)

0 comentários:

Postar um comentário