quarta-feira, 25 de março de 2009

Site que combate o preconceito recebe enxurrada de adeptos

Comente!
Muito legal, realmente interessante!!!!!!

Instituto MetaSocial, da campanha “Ser Diferente é Normal”, encontrou uma inusitada forma para convocar a sociedade a se manifestar contra o preconceito

Um site, que foi lançado por ocasião do Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3), convida o internauta a sentir na pele como é ser diferente.

Ao entrar na página www.serdiferenteenormal.org.br, o navegante tem a opção de tirar uma foto sua com a câmera do computador, ou carregar uma que já tenha em seus arquivos. Em seguida, um efeito digital faz com que os olhos da pessoa fiquem puxados, como se ela tivesse síndrome de Down.
“É uma sensação estranha”, diz Patricia Almeida, que tem uma filha com a ocorrência genética. Eu sempre quis saber como seria se tivesse síndrome de Down. Agora já sei”.

Depois a foto passa a pertencer a uma galeria virtual com o nome e a cidade do manifestante e, clicando em cada uma, o visitante pode ver como as pessoas são com e sem síndrome de Down.
“’Esta é uma ferramenta transformadora da sociedade”, diz Helena Werneck, Coordenadora-Geral do Instituto MetaSocial. “Estamos tendo uma receptividade enorme. Em três dias os acessos saltaram de 200 para mais de 20 mil. Todos querem assinar o manifesto”.
Defensores dos direitos humanos, como a atriz Malu Mader, já aderiram à campanha.

Facebook da Diversidade
O manifesto, que ganhou destaque no Jornal Nacional de sábado, caiu no gosto do público jovem e já foi comparado ao site de relacionamentos Facebook. “Esse site é o Facebook da Diversidade”, diz carolina, uma das visitantes adolescentes.
Para Adilson Xavier, da agência Giovanni+Draftfcb e diretor da criação do manifeto, “as pessoas com síndrome de Down podem ser excelentes porta-bandeiras da causa, congregando todos os que são discriminados na tarefa de mostrar ao Brasil e ao mundo que Ser Diferente é Normal”.

O Instituto MetaSocial é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que tem como objetivo desenvolver projetos de inclusão social de pessoas com deficiência. Para informar a sociedade sobre as potencialidades e capacidades dessas pessoas, o Instituto recebe ajuda de parceiros para realizar campanhas/eventos, e a cada ação divulgada uma nova onda de conscientização é formada.

Assinam a criação pela Giovanni+Draftfcb, Adilson Xavier, Fernando Barcellos e Ricardo Rimoli. Cristina Amorim assina a direção de criação ao lado do Adilson e do Fernando. Planejamento online de Luiz Felipe Barros, Carlos Bronze e Carolina Figueiró.
Apóiam o projeto a Microwave, Riot, Alog e Rede Globo.
Veja a reportagem do Jornal Nacional aqui.
Para maiores informações: contato@metasocial.org.br

Rede Saci

0 comentários:

Postar um comentário