quarta-feira, 18 de março de 2009

Veja como deficientes físicos londrinos e nova-iorquinos circulam por suas cidades.

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Londres (Inglaterra)

A Transport for London (TfL) é a companhia responsável pelo transporte público londrino que é completamente adaptado e gratuito para deficientes físicos.
Todos os ônibus têm o piso rebaixado, espaços reservados para cadeiras de roda e portas centrais com rampa automática de acesso. No interior dos coletivos, há um botão que permite ao cadeirante solicitar a parada do veículo e a ativação da rampa para sair.
Todas as composições do Underground -
Metrô londrino - também têm espaços reservados para cadeiras de rodas próximos às portas. Das 300 estações, 54 estão niveladas às calçadas.
De acordo com a Transport for London, até 2013 mais 45 paradas estarão no nível do calçamento. Além disso, algumas catracas têm entradas maiores para facilitar o acesso dos cadeirantes.
O Dial-a-Ride é um serviço em que o usuário pode agendar saídas ao telefone. O atendimento, que funciona de domingo a domingo, é de porta em porta e não tem restrições a destinos ou ao número de viagens. Isto é, o deficiente físico pode usá-lo para visitar amigos, fazer compras, sair à noite, ir ao médico entre outras atividades.
Em São Paulo, há um serviço semelhante, o Atende, que foi implantado em 1996 pela Prefeitura paulistana.
E a frota dos tradicionais Black Cabs - táxis pretos londrinos - também é adaptada para transportar deficientes físicos por toda cidade.

Nova York (EUA)
Na Big Apple, os deficientes físicos pagam 50% do valor da passagem.
No Metrô - MTA Subway-, todas as 83 estações do subterrâneo nova-iorquino são acessíveis. Além disso, mais de 5 mil ônibus são adaptados.Os trens da malha ferroviária têm lugares reservados e as agências responsáveis - Long Island Rail Road e Metro-North Railroad - disponibilizam uma lista com todas as estações acessíveis em seus respectivos sites.

Fonte: Mapa Link

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