sexta-feira, 24 de abril de 2009

Pequenos ajustes em casa facilitam acesso de visitas cadeirantes

Comente!

Preparar a casa para receber um visitante que se locomove em cadeira de rodas não tem segredo -basta perguntar o que você pode fazer para ajudá-lo. Mas alguns toques evitam possíveis desconfortos.
Áreas de trânsito devem ficar livres: passeie com um papelão de 80 cm por 120 cm e remova o que estiver obstruindo o caminho. "Tapetes são os grandes vilões, pois enroscam na roda", afirma a arquiteta Silvana Cambiaghi, cadeirante.
Mesa de centro é um obstáculo desnecessário -se não puder retirá-la, afaste-a para um canto. Caso existam degraus entre os ambientes, instale rampas de madeira.
O acesso ao banheiro é essencial e deve ser facilitado. O box com porta é um obstáculo. Instalar um assento elevado no vaso sanitário e um espelho na altura do cadeirante também é uma boa.
Alimentos e objetos como copo e telefone devem ficar entre 40 cm e 120 cm de altura -portanto, nada de guardar a pasta de dentes no armário com espelho. Se a porta da cozinha tiver menos de 80 cm de largura, deixe louça, talheres e alguns alimentos e bebidas na sala, ao alcance da mão.
No quarto, a altura ideal para instalar a cama é entre 46 cm e 52 cm do chão, e o colchão não deve ser muito macio.
Fonte: Folha Online

0 comentários:

Postar um comentário