terça-feira, 23 de junho de 2009

Mara Gabrilli convida taxistas para reunião da Comissão de Transportes

Comente!
Em 25 de junho, na reunião ordinária da Comissão de Trânsito e Transporte, a vereadora Mara Gabrilli receberá taxistas para tratar do acesso para pessoas cegas usuárias de cão-guia.

"Queremos esclarecer a lei federal que garante este direito", diz a vereadora, que convidou pessoas cegas e seus cães-guia também.Durante a reunião ordinária da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia do dia 28 de maio, a vereadora Mara Gabrilli propos requerimento para convidar representantes do Sindicato dos Taxistas e das empresas de táxis para tratar questões relativas ao acesso de pessoas cegas usuárias de cão-guia. Mara tem recebido muitas queixas dos cegos de que grande parte dos taxistas se recusa a transportá-los por causa do cão.A vereadora já convidou dezenas de usários do cão-guia, que comparecerão a reunião em 25 de junho, na Câmara, para conscientizar as pessoas e derrubar preconceitos quanto a presença dos animais em ambientes e no transporte público."A lei federal nº 11.126, de junho de 2005, assegura à pessoa com deficiência visual usuária de cão-guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo. A lei ainda afirma que constitui ato de discriminação, com previsão de interdição e multa, qualquer tentativa voltada a impedir ou dificultar esse direito”, explica Mara Gabrilli."Por isso convido os taxistas para conhecerem melhor a lei e as características dos cães-guia que são treinados, vacinados e sabem se comportar nas situações mais adversas. Não é um animal comum de estimação, mas sim um importante recurso que permite independência para as pessoas cegas."A Lei 11.126/05 não é primeiro instrumento normativo federal a abordar o tema. O Decreto nº 5.296/04, que trata de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, também trata da entrada e permanência de cães-guia em locais públicos e coletivos no sentido de garantir sua cidadania e inclusão social.A reunião é aberta ao público e qualquer cidadão interessado no tema poderá comparecer.

A Comissão se reunirá às 14s, no Auditório Prestes Maia, no 1º andar da Câmara Municipal, na próxima quinta, dia 25 de junho.

Fonte: http://www.vereadoramaragabrilli.com.br

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário