segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pequenas mudanças ajudam deficientes visuais a cozinhar

1 comment
A deficiente visual Rosana da Silva, que fez um curso de culinária, em ação na cozinha O som das borbulhas aponta que o líquido está fervendo. O barulho do creme ao ser mexido com a colher indica que a mistura está no ponto certo. A professora fala alto e há livros de receitas em versão ampliada ou braile.
É assim, com pequenas adaptações, que a nutricionista Camilla Martins ensina seus alunos, deficientes visuais, a cozinhar.
O curso faz parte do programa "Alimente-se Bem", do Sesi (Serviço Social da Indústria), e é um dos poucos a aceitar deficientes em suas classes regulares. Os alunos, cegos ou com visão subnormal, aprendem a fazer diversos pratos tradicionais na mesa dos brasileiros. A preparação de sucos, entradas, sopas e pratos principais faz parte do conteúdo das aulas. Também não faltam receitas de bolos e sobremesas. De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, existe cerca de 1 milhão de cegos no Brasil. Além da falta de cursos na área, outro obstáculo que eles precisam enfrentar é a crença de familiares de que facas e fogão não combinam com deficiência visual. "As famílias muitas vezes não deixam as pessoas cozinharem em casa e por isso elas não conhecem coisas básicas como liquidificadores e panelas de pressão", conta Yacopina Valdenini Resende, professora do curso de culinária oferecido pela Adeva (Associação de Deficientes Visuais e Amigos). O curso, gratuito, foi criado em 2002 e inclui o ensinamento de outras tarefas que envolvem o ato de cozinhar. "Além de produzir a comida, eles aprendem a lavar a louça, a varrer o chão e a limpar tudo depois", afirma Resende, que usa sua experiência como deficiente para ensinar a seus alunos.
As aulas são compostas por uma parte teórica e outra prática. Nesta última, é feito um sistema de rodízio que possibilita que os participantes passem por todas as etapas da elaboração de um prato. No momento, a Adeva procura recursos para abrir novas turmas. Rosana da Silva Alcântara Leandro, 34, foi uma das alunas de Resende. Antes do curso, a agente de políticas públicas havia conseguido aprender o essencial com a ajuda de uma amiga e de uma vizinha da adolescência. "Fui aprendendo pela necessidade. Às vezes não tinha ninguém em casa para fazer as coisas", lembra. Ela conta que os pais ficavam receosos de vê-la cozinhar. "Eles tinham medo de que eu pegasse na faca ou queimasse o cabelo", diz.

Segurança

Durante as aulas, Rosana ampliou o cardápio e aprendeu novas dicas de segurança: retirar as panelas do fogo e levá-las à pia para adicionar temperos é uma delas. Isso evita que o deficiente esbarre a mão na panela quente e a derrube. Manter seus cabos virados para o lado de dentro do fogão é outra. Atualmente, Rosana cozinha para seu marido, Samuel Alesse Leandro, 31. Um dos pratos preferidos do casal é o "macarrão na panela de pressão com creme de leite". Os equipamentos usados na cozinha dos deficientes tampouco são especiais. "Não existem equipamentos adaptados, nós é que temos que nos adaptar", diz a professora. Por isso, os deficientes visuais têm que optar por aparelhos com teclas e informações em alto relevo. Os modelos digitais, por exemplo, não são adequados, pois não permitem que sejam "lidos" pelas mãos. "Não nos preocupamos com o preço nem com o modelo. Vemos se dá ou não para ser operado", conta. Opções Apesar da prática, Rosana lamenta não haver mais opções de aulas ou livros especializados. "Conheço quem procurou cursos e não achou. Tem muita gente que não sabe se virar e vai precisar um dia porque não terá quem cuide de si para sempre. Eu aprendi sem ajuda porque eu era mais atirada", diz.
A pedido de algumas empresas, o chef João Belezia, que oferece aulas personalizadas de culinária na cozinha de sua casa, fez algumas adaptações para atender aos deficientes.Belezia explora sentidos como o tato e o olfato. "Trabalho bastante com as sensações e com texturas antes de ir para as receitas. A culinária não é só visual", afirma. Em forma de encontros, as aulas duram cerca de uma hora e meia e os alunos preparam o cardápio, geralmente opções sofisticadas para ocasiões especiais, sob a orientação do chef.Para encerrar, todos se sentam à mesa e saboreiam o resultado do trabalho coletivo.

Fonte: Folha Online

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Essa matéria foi muito importante para mim, os deficiêntes precisam de trabalho como esse, pois são dicas muito importantes para aqueles que estão tentando conquistar a sua individualidade, gostaria de saber se esse curso tem no SESI no Rio de Janeiro, obrigada!!

    ResponderExcluir