terça-feira, 28 de julho de 2009

Corante de alimentos pode reparar lesão da medula espinhal

Comente!




Um corante artificial comumente utilizado em alimentos pode conter o segredo para tratar lesões da medula espinhal, disseram cientistas americanos na segunda-feira. O composto se chama "Azul Brilhante G" (BBG, na sigla em inglês), o mesmo usado na versão azul das famosas bolinhas de chocolate M&M.

Em análises feitas com ratos de laboratório,pesquisadores da Universidade do Centro Médico de Rochester, em Nova York, concluíram que o BBG não só reduzia o tamanho da lesão como também propiciava melhor recuperação das habilidades motoras. Enquanto ratos tratados com BBG puderam caminhar, os que foram privados da substância jamais voltaram a andar.

Segundo os pesquisadores, o BBG bloqueia a atividade de um químico que mata células saudáveis da medula espinhal, evitando assim um segundo dano na área. Por outro lado, o composto traz um efeito adverso: a pele fica temporariamente azul. Além disso, ele deve ser aplicado logo após o trauma. Nos ratos, as injeções foram feitas dentro de 15 minutos.

Os cientistas destacaram que mais estudos ainda serão necessários antes que o BBG possa ser aplicado em testes com humanos.

Fonte: Veja.com
Foto:Efeito adverso: deixa a pele azul (Foto: Reprodução)

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário