segunda-feira, 27 de julho de 2009

Projeto na cidade de Socorro vai garantir turismo inclusivo

Comente!
Cidade quer se tornar a primeira do Brasil com acessibilidade total para pessoas com deficiência

Montanhas, natureza, esportes radicais, acessibilidade, sossego, diversão, compras, hospitalidade. Os atributos podem ser aplicados à cidade de Socorro, a 110 quilômetros de Campinas, no relevo montanhoso da Serra da Mantiqueira. Com grande potencial hidrográfico e relevo propício para esportes radicais, Socorro, com seus 33.080 habitantes, segundo a última estimativa do IBGE de 2007, desenvolve um programa para se tornar a primeira cidade do Brasil com acessibilidade total a pessoas portadoras de deficiências e mobilidades reduzidas. O projeto, com recursos do Ministério do Turismo, é um desafio que a cidade enfrenta com mobilização da prefeitura, hotéis e parques.

Socorro é um dos sete municípios que compõem o Circuito das Águas Paulista, com Lindoia, Amparo, Jaguariúna, Águas de Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra. Destaca-se oferecendo aos visitantes um roteiro repleto de opções de turismo de aventura e acessibilidade turística para pessoas com deficiência. Ao todo, são sete os projetos especiais que estão sendo desenvolvidos, grande parte em operação. O programa é uma parceria com o Ministério do Turismo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura e Ecoturismo (Abeta) e o Sebrae.

Dois projetos merecem atenção especial e são tratados como prioridade pela prefeitura e pelos parques, hotéis e restaurantes locais: a Aventura Segura e o Socorro Acessível. O Aventura Segura engloba 17 cidades em todo o País, entre elas Socorro, e o objetivo é a qualificação e implementação da gestão de segurança em todas as atividades. Hotéis e parques credenciados poderão oferecer aos turistas opções de lazer com Certificado de Segurança, emitidos por organismos confiados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O Socorro Acessível envolve projetos como a construção de rampas de acesso e rebaixamento das calçadas, adequação da rede hoteleira, parques e comércio. Cardápios em braile, sinalização no solo, corrimão, corredores aromáticos e treinamentos de pessoal especializado são exemplos de ações estruturais que estão sendo desenvolvidas no município.

Com objetivos e projetos bem definidos, Socorro quer tornar-se referência nacional. Segundo o diretor de Turismo e Cultura da cidade, Carlos Tavares, a cidade tem como diferencial “aventura segura e acessibilidade e vem recebendo pedidos e contatos de diversos outros municípios, que querem ver como o trabalho está sendo desenvolvido.”Tavares enumera sete modalidades turísticas implementadas por Socorro: ecoturismo, cultural, saúde, aventura, rural, social e eventos. “Todas elas obedecem normas e critérios estabelecidos pelos órgãos competentes, com pessoal treinado”, afirma o diretor.

Clique no endereço abaixo para ler a matéria na íntegra:
Correio Popular: Aventura para todos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário