sábado, 11 de julho de 2009

Robô, desenvolvido no Japão, promete dar segurança a pessoas doentes

Comente!
Pesquisadores de uma universidade de Tóquio desenvolveram um robô que promete dar mais segurança a pessoas doentes. Ele tem mãos que simulam a textura da pele.

Por trás da aparência de personagem de guerra espacial está uma máquina atenciosa, prestativa e educada. Qualidades essenciais para as missões que o robô foi construído para desempenhar. Um aluno da universidade faz o papel de um doente que não consegue caminhar. Ele chama o robô, que vem dar uma mãozinha. Primeiro, um apoio para se sentar. O rapaz pede para o robô estender os braços. Ele obedece. Este movimento serve para calibrar a força. Assim, o suposto doente consegue chegar até a cadeira de rodas. Ele agradece: "arigatô". "De nada", responde o robô. O enfermeiro eletrônico não deixa o paciente ficar com fome. Ainda não tem grandes dotes culinários, mas uma torrada sai. O nome desse robô habilidoso e gentil é "21". Foi construído por pesquisadores e alunos da Universidade Waseda em Tóquio. Um dos principais avanços dessa pesquisa está nas mãos do robô. Eles são cobertas por um tipo especial de silicone, desenvolvido na universidade, que simula a textura da mão humana. Em cada um delas, há 241 sensores, para o robô saber a quantidade de força que precisa aplicar para pegar um objeto ou tocar em uma pessoa. Ainda não é como apertar a mão de um ser humano, mas isso é uma questão de tempo. As imagens, feitas pelos pesquisadores, mostram outras habilidades. Abrir a geladeira e pegar o catchup, uma caneta jogada no chão o robô apanha de forma precisa. Ele também consegue pegar um canudinho, manipular com delicadeza entre os dedos e botar no copo de refrigerante. O Professor Shigeki Sugano explica que uma das preocupações dos pesquisadores é aumentar a segurança, para que o robô não represente um risco para as pessoas de que está tomando conta. Ainda não há previsão de quando "21" chegará ao mercado, disposto a ser algo de que a gente precisa muito quando está doente: uma mão amiga.




Fonte: Jornal Hoje 11/07/09
Vídeo: G1
DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário