sexta-feira, 31 de julho de 2009

Supermercados terão que atender deficientes auditivos com lingua de sinais

1 comment
Projeto de lei aprovado em segunda votação, na Assembléia Legislativa do Mato Grosso às pessoas com deficiência auditiva, o direito de serem atendidas em supermercados por meio da língua Brasileira de Sinais (Libras). A proposta do Nilson Santos (PMDB), que deve ser analisada pelo Governo ainda este ano, teve parecer favorável da Comissão dos Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança e ao Idoso.
No projeto, o deputado sugere que o Executivo estadual auxilie os estabelecimentos firmando convênios sem ônus, com entidades sociais que lidem com pessoas portadoras de deficiência auditiva.
O deputado argumenta que o projeto de lei objetiva promover o caráter sócio-humanitário e a inclusão das pessoas portadoras de deficiência auditiva na sociedade. “Estamos propondo aplicação de fato e de direito dos direitos humanos sem qualquer tipo de discriminação”, disse o parlamentar.
Nilson Santos acredita na eficiência da lei em caso de sancionada, para atingir grande parte de pessoas com problemas auditivos, embora o parlamentar reconheça a atuação de alguns deficientes nas frentes de caixas de supermercados, produzindo como ensacadores de mercadorias e auxiliares de serviços gerais. “Temos o conhecimento desse tipo de trabalho com essas pessoas, mas ainda falta muito para o atendimento completo à classe que precisa continuamente de atenção especial”, afirmou Nilson Santos.
Ele avalia ainda que o projeto de lei atende as expectativas dos deficientes auditivos em poder se comunicarem em lingua própria nestes estabelecimentos, evitando algum tipo de infortúnio. “Com toda certeza, sofrem em todos os locais que não possuem esse tipo de atendimento específico”, avalia o deputado.

Fonte: http://www.odocumento.com.br/

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Olá, me chamo Camila e estudo na Faculdade UPIS em Brasília, estou realizando um trabalho acadêmico sobre acessibilidade e sinalizações em supermercados para deficientes visuais, o objetivo é propor adaptações que sejam viaveis a essas pessoas, gostaria de saber se posso contar com informações de pessoas com DV que já tentaram utilizar este serviço e quais as dificuldades que encontraram? E se possível também quais seriam as sugestões que elas dariam? Aguardo a respota ansiosamente.

    Agradeço desde já a atenção.
    Camila Cavalcanti Aiello

    ResponderExcluir