sexta-feira, 31 de julho de 2009

TJ condena fundações que excluíram deficientes físicos de concurso

1 comment
Rio - A Fundação Municipal de Educação de Niterói e a FEC, Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense, foram condenadas pela 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, nesta quinta-feira, a pagar R$ 20 mil de indenização, por danos morais, a Hilton da Silva e Deoclecio Rodrigues. Eles foram impedidos de participar de um concurso público por serem portadores de deficiência física.

Os candidatos disputariam a 2ª fase do concurso público de técnico em manutenção de computadores promovido pela Fundação Municipal de Educação da cidade de Niterói. Concorrendo a vagas destinadas a portadores de deficiência, eles se apresentaram para a prova prática, porém foram impedidos pelos fiscais da Fundação Euclides da Cunha, organizadora do certame, sob o argumento de que não havia vagas exclusivas, o que é garantido pela Constituição Federal.

De acordo com depoimento dos organizadores, na ausência dessas vagas, os autores da ação disputariam as vagas de ampla concorrência, contudo não teriam alcançado a pontuação necessária e, por isso, estariam inabilitados para a prova prática.

"A decisão de impedir o candidato inscrito como deficiente físico de participar da segunda fase de concurso público, no momento da realização da prova prática para qual fora selecionado e convocado, obriga as rés, responsáveis pelo ato dos seus agentes, a reparar os danos morais dele decorrentes", escreveu, na decisão, o relator do processo, desembargador José Geraldo Antonio.

Para o magistrado, que acabou confirmando a sentença de 1º grau, a humilhação e o abalo emocional por que passaram os candidatos ao receberem tratamento diferenciado tornam clara a responsabilidade da Administração Pública no episódio

Fonte: O Dia Online

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Olá!
    Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria “VARIEDADES” e estou na campanha “UM VOTO POR UM VOTO”.O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.
    Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Venha apanhar um brinde, com assinatura de um design.Sua presença é muito importante para nós.
    Obrigada
    http//amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir