sábado, 29 de agosto de 2009

Curso orienta funcionários de espaços culturais a lidarem com pessoas com deficiências

Comente!
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) lançou um curso para orientar gestores, produtores e funcionários de espaços culturais da cidade de São Paulo sobre o relacionamento com pessoas com deficiência. A intenção é evitar o preconceito, condutas paternalistas e constrangimentos, criando um ambiente de convivência normal.
As primeiras edições do curso foram ministradas a funcionários do Museu da Casa Brasileira, da Cinemateca e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
O programa apresenta adequações necessárias para transpor as barreiras arquitetônicas e atitudinais de acessibilidade a museus, teatros, salas de espetáculos e demais espaços culturais da administração pública.
A primeira etapa do curso inclui vistoria e orientações técnicas realizadas por arquitetos da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) tendo como foco a acessibilidade arquitetônica. A segunda consiste em sensibilizar os funcionários para aperfeiçoar o atendimento, utilizando situações do cotidiano, como auxiliar um cego com seu cão-guia, empurrar uma cadeira de rodas ou atender um surdo numa lanchonete.
A terceira etapa é realizada por meio de reuniões com os gestores e administradores do espaço. Nessa fase, são apresentados alguns recursos de tecnologia assistiva, como equipamentos de audiodescrição e a presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
O curso integra o programa “Sem Barreiras na Cultura”. Os espaços culturais interessados em receber as aulas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e agendar uma visita da equipe pelo telefone 3113.8000.

Fonte: ttp://portal.prefeitura.sp.gov.br

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário