sábado, 1 de agosto de 2009

Empurrando uma cadeira de rodas

Comente!

Muita gente, cheia de boa vontade, acha que só o fato de empurrar a cadeira já tá dando uma grande ajuda, engana-se.

Na cadeira pode ter uma pessoa com problemas de equilíbrio e se você sair empurrando a cadeira da mesma forma que você empurra um carrinho de supermercado,você pode derrubar o cadeirante.

Primeira pergunta, a mais básica de todas: Como posso ajudar?

Se o cadeirante estiver precisando de uma mãozinha, com certeza, ele dará as devidas orientações,mas vai que você não pergunte,vale umas dicas.

1) Empurre devagar mesmo se o chão for liso ,(como num shopping), sempre olhando pro chão, porque um desnível por menor que seja pode derrubar a pessoa da cadeira.

2) Em degraus muito altos, rampas muito íngremes, paralelepípedo ou piso muito desnivelado o melhor é reclinar a cadeira para trás e empurrar só nas duas rodas maiores, impedindo que as rodinhas da frente encostem no chão.

3) Se for subir ou descer um degrau, evite fazer de costas, primeiro faça com que a cadeira suba ou desça, você, que tá empurrando fica por último,assim dá pra ver o que você tá fazendo,onde você pisa e onde tá posicionando a cadeira.

4) Criança não pode ver nada que tenha rodas que quer sair empurrando,os cadeirantes não são brinquedos,por mais tentador que seja deixar seu filho empurrar a cadeira,não permita, principalmente, se o dono da cadeira tiver sentado nela, o estrago poderá ser bem feio tanto pro cadeirante quanto pra criança.

5) Se o cadeirante tiver tocando a cadeira sozinho, não comece a empurrar sem antes informar que a partir daquela hora você vai dar uma forçinha, lembre que ele pode não ter equilíbrio e se você sai empurrando sem ele perceber pode derrubá-lo.

Não requer prática nem tão pouco habilidade, basta pedir orientação que você vai se sair muito bem empurrando a cadeira.
( Tania Speroni - Sem Barreira )

Fonte: http://www.clicrbs.com.br

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário