quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Festival foca universo de pessoas com deficiência

Comente!
Assim vivemos – festival internacional de filmes sobre a deficiência reúne produções do Brasil e de 13 países no Centro Cultural Banco do Brasil. Entrada é franca.

Pela quarta edição consecutiva, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta, de 25 de agosto a 6 de setembro, Assim vivemos – festival internacional de filmes sobre a deficiência, mostra que joga luz sobre o universo das pessoas com deficiência. Durante duas semanas, será possível conhecer a produção de 13 países, através de 24 títulos, exibidos em quatro sessões diárias, sempre com entrada franca.
Os destaques desse ano ficam por conta de Eu era surdo e não sabia (França) e Vozes de El-Sayed (Israel), ambos os filmes sobre questões relativas à surdez. Somos todos Daniel (Canadá) apresenta uma turma de adolescentes autistas que cantam, dançam e interpretam. As políticas públicas de inclusão e acessibilidade aquecem o debate em filmes como Ofensas Verbais (EUA), Omar, você aceita minha deficiência? (França) e As autoridades estão sempre certas (Reino Unido). O humor se faz presente em Blues da Moça Cega, dos Estados Unidos.
Também serão exibidos filmes da Coréia do Sul, Armênia, Noruega, Rússia, França, Argentina, numa programação que compõe um impressionante painel multicultural. Da safra nacional foram selecionados Sentidos à Flor da Pele, de Evaldo Mocarzel, Pindorama, de Roberto Berliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare, Dreznica, de Anna Azevedo e O Vôo da Cegonha, de Laly Cataguases.

As sessões do festival – realizadas às 14h30, 16h30, 18h30 e 20h30 - proporcionam toda forma de acessibilidade. Será mantida a acessibilidade inédita para pessoas com deficiência visual, composta por um sistema de dublagem interpretada ao vivo, feita por atores, em todas as sessões, transmitida para fones disponibilizados para o público, legendas com Closed Caption (inclusive nos filmes brasileiros) e interpretação em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais - dos debates. Também serão distribuídos catálogos em Braille com informações e sinopses. Em todos os filmes serão inseridas legendas audiodescritivas, sistema que inclui informações extra-diálogos (para o público de pessoas com deficiência auditiva).




Fonte: Cerrado Mix

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário