domingo, 23 de agosto de 2009

Miriam Leitão fala sobre a empregabilidade de deficientes físicos

Comente!
Miriam Leitão: Grande parte da limitação às empresas é imposta pela arquitetura, pela sociedade.

Os cálculos do professor José Pastore, que escreveu um livro sobre oportunidades de trabalho para portadores de deficiência, são de que apenas 10% dos que estão em idade de trabalhar têm emprego. É muito difícil encontrar empresa que cumpra a cota, mas algumas estão bem adiantadas neste esforço.
O que as empresas descobrem quando começam a empregar pessoas com deficiência é que grande parte da limitação é imposta pela arquitetura, pela sociedade. Basta remover as barreiras. Outra coisa é que os funcionários com limitações compensam em dedicação e em outros talentos. Terceiro é que para os trabalhadores em geral isso serve como fator de coesão.
Eu fui a uma empresa que tem feito um esforço sério na inclusão de pessoas com deficiências e fiquei impressionada com as histórias do desempenho deles, e do bem que eles fazem à empresa como um todo.

Dados do mercado de trabalho

Ontem, o governo divulgou os dados do mercado de trabalho formal em julho. Foram criadas 138 mil vagas no mês. Este ano foram criados 437 mil empregos. Isso é bom para um ano de crise, mas é o pior desempenho desde 2003.
No ano passado, no mesmo período, foram criados 1,6 milhão de empregos. Resumo: o mercado de trabalho está fraco, mas está melhorando.



Fonte: Bom Dia Brasil ( 19/08/09 )


DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário