terça-feira, 4 de agosto de 2009

Navegador 'vestível' ajuda na locomoção de deficientes visuais

Comente!
Produto desenvolvido por designer ainda não está disponível no mercado.
Equipamento indica de forma tátil para onde usuário deve se locomover


Um equipamento divulgado pelo site “Yanko Design” mostra como a tecnologia pode facilitar a locomoção de deficientes visuais. Idealizado pela designer russa Natalia Ponomareva, o Touch & Go -- ainda não disponível no mercado -- permite que o usuário receba instruções via fone de ouvido e também em um dispositivo “vestível”.
O equipamento -- que pode ficar preso ao braço, à mão ou à roupa -- coloca o usuário no centro da tela e indica de forma tátil para onde ele deve se movimentar até chegar ao local de destino. Dessa forma, se a ordem for virar para a direita, uma flecha em alto relevo fará isso na superfície do aparelho.

Caso o Touch & Go identifique algum obstáculo, ele pode fotografar este objeto e reproduzir seu formato no navegador, usando para isso um desenho simplificado. O objetivo é fazer com que o usuário identifique, com a ponta dos dedos, o que está a sua frente.


Com informações táteis, o Touch e Go mostra para onde o usuário deve se movimentar. Se a ordem for virar para a direita, por exemplo, uma flecha em alto relevo fará isso na superfície do aparelho. (Foto: Divulgação )




As instruções são dadas via fone de ouvido e via navegador: este último equipamento indica, de forma tátil, para onde o usuário com deficiência visual deve se locomover. (Foto: Divulgação )
Fonte: G1
DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário