Por Antonio Blanc
Pesquisadores do laboratório Shinoda, na Universidade de Tóquio, desenvolveram um sistema de holografia que parece saído de um episódio de Jornada nas Estrelas – mais precisamente, o Holodeck. O conjunto combina projetores, sensores e emissores de ultrassom para criar imagens que parecem fluturar no ar, interagem com a mão do usuário e conseguem transmitir uma sensação tátil, como se fossem reais.
O funcionamento parece simples. Os hologramas são projetados em um espelho côncavo, e um sistema de sensores rastreia a posição do usuário em relação ao espelho, ajustando o ângulo da imagem de acordo. Com isso, o usuário tem a sensação de estar olhando ao redor de um objeto sólido, que parece flutuar no ar.
A segunda parte é um conjunto de sensores, na verdade um par de controles remotos do Nintendo Wii (wiimote), que determina a posição das mãos do usuário em relação ao objeto exibido no espelho. Com isso, podem fazer ele reagir a um “empurrão”, por exemplo, movendo-o para o lado.
Mas ainda assim falta uma coisa, o tato. Para isso os pesquisadores colocaram sobre a tela um conjunto de emissores de ultrassom, que criam correntes de ar. Controlando a intensidade dos emissores, e quais estão ativos, eles podem transmitir uma sensação tátil a qualquer posição sob eles. “Basta” concentrar os emissores sobre a posição onde o objeto virtual parece estar e pronto: não só reage ao toque como parece sólido.
Fonte: www.geek.com.br
DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário