quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pesquisadores japoneses desenvolvem holograma "tátil"

Comente!
Por Antonio Blanc

Pesquisadores do laboratório Shinoda, na Universidade de Tóquio, desenvolveram um sistema de holografia que parece saído de um episódio de Jornada nas Estrelas – mais precisamente, o Holodeck. O conjunto combina projetores, sensores e emissores de ultrassom para criar imagens que parecem fluturar no ar, interagem com a mão do usuário e conseguem transmitir uma sensação tátil, como se fossem reais.

O funcionamento parece simples. Os hologramas são projetados em um espelho côncavo, e um sistema de sensores rastreia a posição do usuário em relação ao espelho, ajustando o ângulo da imagem de acordo. Com isso, o usuário tem a sensação de estar olhando ao redor de um objeto sólido, que parece flutuar no ar.

A segunda parte é um conjunto de sensores, na verdade um par de controles remotos do Nintendo Wii (wiimote), que determina a posição das mãos do usuário em relação ao objeto exibido no espelho. Com isso, podem fazer ele reagir a um “empurrão”, por exemplo, movendo-o para o lado.

Mas ainda assim falta uma coisa, o tato. Para isso os pesquisadores colocaram sobre a tela um conjunto de emissores de ultrassom, que criam correntes de ar. Controlando a intensidade dos emissores, e quais estão ativos, eles podem transmitir uma sensação tátil a qualquer posição sob eles. “Basta” concentrar os emissores sobre a posição onde o objeto virtual parece estar e pronto: não só reage ao toque como parece sólido.



Fonte: www.geek.com.br

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário