segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Próximos meses serão decisivos para ex-BBB voltar a andar

Comente!
Numa entrevista exclusiva, Fernando Fernandes, o modelo que sofreu uma grave lesão na coluna, conta como tem travado uma longa e paciente batalha para reconstruir a vida.

Um ex-Big Brother luta para voltar a andar. Numa entrevista exclusiva, Fernando Fernandes, o modelo que sofreu uma grave lesão na coluna, num acidente de carro em São Paulo, conta como tem travado uma longa e paciente batalha para reconstruir a vida.
Fernando está confiante no tratamento, e acredita que pode recuperar pelo menos parte dos movimentos. A reportagem é de Fabiana Godoy.
“Vai ter que depender de mim. Eu, minha fé, minha força, e uma palavra que eu nunca tive, que é paciência”, disse o modelo e ex-BBB Fernando Fernandes.
Há 40 dias, um acidente de carro em São Paulo interrompeu os planos de um jovem modelo, com uma promissora carreira internacional. Fernando Fernandes sofreu uma grave lesão na coluna e está paraplégico, sem movimentos da cintura para baixo.
Bonito e atlético, o paulista de 28 anos ficou conhecido na segunda edição do Big Brother Brasil, em 2002.
Pela primeira vez depois do acidente, o Fernando resolveu falar sobre este momento.

Fabiana Godoy - Como é que você está, Fernando?
Fernando - Se eu te falar que estou feliz, eu vou estar mentindo. Se eu te falar que eu estou triste, eu também vou estar mentindo. Eu estou procurando viver o lado positivo, que eu acho que essa é a única forma, meu único apego que eu tenho pra sair dessa situação. Porque se a gente se apegar as coisas ruins, e ficar matutando na cabeça ‘por que eu estou aqui? Por que eu fui pegar o carro aquele dia? Por que eu fui sair de casa?’. Então eu procuro não pensar. Eu procuro ver as coisas boas dentro das coisas ruins para tentar crescer com isso.

A batida aconteceu em uma avenida da Zona Sul de São Paulo. Era madrugada de sábado, dia 4 de julho. Fernando estava sozinho quando perdeu a direção na curva. O carro dele bateu em uma árvore, depois derrubou o equipamento de trânsito e só parou quando atingiu outra árvore.
As fotos da perícia mostram que a colisão aconteceu em alta velocidade. “Lembro que eu saí de casa, fui jogar bola, fiquei com os meus amigos. Lembro que estava no caminho de casa. Eu acordei, depois estava no hospital”, contou Fernando.
Fernando sofreu uma fratura na 12ª vértebra. Fragmentos do osso, além do impacto violento da batida, lesionaram a medula. Foram seis horas de cirurgia para aliviar a pressão na área e colocar oito pinos de titânio nas vértebras vizinhas.
“Para ter sustentação da coluna, e construíram uma caixa de titânio em volta da medula, para proteger a medula”, explicou a irmã de Fernando, Camila Fernandes de Paula.
Mas o trauma acabou paralisando a região abaixo da vértebra atingida.
“No princípio, causou um desespero. Chorei. Quando me falaram, assim, ‘você teve uma lesão completa’, isso já me causou um impacto. Tive medo, muito medo. E agora, será que eu não vou andar? Será que eu vou andar, será que eu vou voltar a ter a minha vida normal?", compartilhou o ex-BBB.
Fernando faz parte de uma estatística preocupante. 80% dos casos de lesão na medula atendidos na rede de Hospitais Sarah, centros de referência em reabilitação, são causados por acidentes de trânsito.
A maioria dos pacientes é como o modelo: “70% adultos, homens, jovens, 50% solteiros. Os rapazes se aventuram, né? Se sentem, talvez, invencíveis. Pensam que não vai acontecer com eles”, disse a diretora-executiva da Rede Sarah, Lúcia Willadino Braga.
Fernando saiu do hospital há dez dias, e agora está concentrado na reabilitação. São três sessões de fisioterapia por semana. “Nós estamos trabalhando bastante o controle de tronco, que são movimentos importantes para independência funcional dele, no dia-a-dia. Se transferir de um lado para o outro na cama, sentar, sair da cama e ir para a cadeira de rodas. Por mais que esses movimentos possam parecer simples, a adaptação novamente é um pouco complicada e ele já tem passado bem por esse período”, disse Vinicius Civile, fisioterapeuta da Unifesp.
“Quando você está sentado aqui, parece fácil. É fácil porque você está com apoio. A hora que você tira o apoio, você está sentado como se estivesse numa prancha de surfe numa piscina de gel. E o que você conseguia compensar com a perna, você tem que estar trabalhando com o seu tronco”, contou Fernando.
Segundo os médicos, os próximos seis meses serão decisivos para saber o quanto Fernando pode se recuperar. “Eu acredito muito na minha recuperação, mas eu também vejo a realidade. Eu sei que pode acontecer de não voltar”.
O bom condicionamento físico dele tem ajudado. Fernando corria 15Km por dia, lutava boxe e jogava num time de futebol de artistas. A equipe chegou a ganhar um campeonato mundial na Rússia.
“Você é um cara de muita fibra, de muita vontade, de muita personalidade”, disse o ex-zagueiro da seleção brasileira, Gonçalves.
“Estamos todos nessa corrente para que você se recupere logo e possa voltar a preencher aquela lateral esquerda, aquele meio de campo, centroavante, ataque, defesa, você joga em qualquer posição no nosso time. Boa sorte, vai com força, porque isso eu sei que você tem demais”, disse o ator Marcos Palmeira.
“A forma que os amigos estão me dando força, a forma que a família. Isso aí é o meu combustível para acordar e para continuar lutando”, disse o ex-BBB.



Fonte: Fantastico - 16/08/09

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário