terça-feira, 25 de agosto de 2009

Trens começam a ganhar itens de acessibilidade

Comente!
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está no processo de adequações para oferecer melhores condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, conforme decreto federal 5.296, que determina que as exigências de acessibilidade sejam concluídas até 2014.
A linha 10 Turquesa (Luz - Rio Grande da Serra) já começou a receber alterações como placas de identificação em braille, espaços para cadeirantes, diferenciação nos assentos destinados a idosos, obesos e gestantes, tendo dois bancos próximo de cada porta da composição, além de corrimãos.
Das dezesseis composições que passam por São Caetano, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, duas já estão com itens de acessibilidade. Em cada carro há dois espaços reservados para cadeirante.
Mas a adequação plena, que deve consumir boa parte da verba do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, cerca de R$ 20 bilhões, está longe da ideal. Em Santo André, por exemplo, a dificuldade para um cadeirante chegar à plataforma de embarque é grande, devido às inúmeras escadas.
A CPTM informou que quando um cadeirante embarca numa estação, os agentes de segurança são acionados para auxiliá-lo na entrada e na saída.


Fonte: Diário do Grande ABC

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário