terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Adventure Sport Fair, maior feira de esportes e turismo, será acessível para o visitante com deficiência

Comente!

Além de proporcionar qualidade de vida, o esporte é um importante meio de inclusão social de pessoas com deficiência. Tanto quem tem uma limitação física ou sensorial pode praticar diversas atividades esportivas bastando para isso que sejam feitas algumas adaptações. E é com o intuito de mostrar e divulgar que o deficiente pode e deve praticar esportes não só os convencionais, mas também aqueles que proporcionam muita adrenalina e momentos de aventura, que a Adventure Sports Fair 2009, maior feira de esportes e turismo de aventura, que será realizada de 10 a 13 de setembro em São Paulo, implementará diversas ações para que a visitação da feira seja acessível também para o publico com deficiência.

Para receber bem e tornar possível a visitação da pessoa com deficiência, os organizadores da Adventure, que este ano chega à sua 11ª edição, incluíram no programa de acessibilidade da feira itens que facilitam o acesso de quem tem limitação física ou sensorial como entrada preferencial e bilheterias com balcões mais baixos para cadeirantes, mesas apropriadas na praça de alimentação, banheiros adaptados, vagas reservadas no estacionamento, telefones acessíveis, serviço de táxi adaptado e intérpretes de LIBRAS em horários determinados. Além disso, piso tátil alerta/direcional irá indicar a presença de mapas táteis.
O evento contará, também, com sinalizações em braile, mostra de equipamentos apropriados, como telefones para surdos (TPS) e despertadores, além de áreas reservadas para organizações não governamentais que trabalham com e para esse publico.
Além de poder conhecer as novidades do mundo do esporte e turismo de aventura que estarão expostas na feira, o visitante com deficiência poderá praticar atividades que foram adaptadas para ele como tirolesa acessível, o caminho de trilha para cadeirantes, os passeios de charrete e bike adaptados e o sorteio de curso de navegação para treking.
"Além de despertar o desejo nos deficientes físicos e visuais para que vivenciem estas modalidades, essas medidas também visam sensibilizar o público e o empreendedor da indústria do turismo sobre o assunto", diz o sócio-fundador da Adventure, Sérgio Franco. Segundo ele, a visita de pessoas com deficiência à feira tem sido mais freqüente nas últimas edições, pois elas estão descobrindo que também podem praticar esportes de aventura.
A idéia de tornar a feira acessível já vinha sendo estuda há cinco anos, quando Sérgio conheceu o trabalho da Aventura Especial, entidade que desde 2004 promove a inclusão de pessoas com deficiência nos esportes de aventura e que tem como idealizador o fotógrafo Dadá Moreira.
Dadá, que tem limitação física devido a ataxia espinocerebelar, uma doença neurológica que afeta o equilíbrio, a fala, a visão e a coordenação motora fina, é um grande amante de esportes de aventura. "A pessoa com deficiência deve conhecer e participar do mundo da aventura. A feira é uma porta de entrada. Ainda temos muito a melhorar, mas sem dúvida, todos serão muito bem recebidos e encontrarão algumas facilidades para que a visita se torne mais agradável", diz ele, que estará expondo na Adventure.
Ainda com relação às medidas tomadas para a questão da acessibilidade, a Adventure solicitou aos seus expositores que fizessem adaptações em seus estandes. Eles receberam um manual, que para ser elaborado contou com a ajuda da AVAPE - Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais- para definir o que precisaria ser feito para tornar o estande acessível para o visitante com deficiência. "Este ano, talvez muitos deles ainda não estejam adaptados, mas o objetivo é que nas próximas edições a feira seja 100% acessível."
As ações voltadas para a questão da acessibilidade foram desenvolvidas em parceria com a AVAPE, Revista Sentidos, Casa do Braille, IAPE, Parque dos Sonhos e Hotel Campo dos Sonhos, Koller, Vanzetti, Instituto Via Viva, Iron Adventure, Alô-Taxi e consultoria de Edison Passafaro e de Dadá Moreira.

O programa de acessibilidade no evento aplicará os conhecimentos adquiridos a partir do projeto "Socorro Acessível", criado em 2005 pelos organizadores da feira. A cidade paulista de Socorro, onde diversas ações relativas à acessibilidade foram desenvolvidas, se tornou referência aos turistas com deficiência, que representam 30 milhões de consumidores potenciais.
A 11ª edição da Adventure Sports Fair conta com patrocínio da FIAT, co-patrocínio do SEBRAE, apoio de Abeta, Brazilian Adventure Society, ESPN, Rádio Eldorado, Go Outside, FIESP, CIESP, SESI, SENAI, FECOMÉRCIO e Metro Jornal e organização da MG Adventure Eventos. Mais informações podem ser obtidas no site www.adventurefair.com.br.


Evento: Adventure Sports Fair
Data: 10 a 13 de setembro de 2009
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - São Paulo
Ingresso: R$ 20
Horário de funcionamento: Quinta e sexta, das 14h às 22h. Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.
Fonte: Sentidos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário