quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Caminhada acessível

Comente!
Trekking de Regularidade será acessível para pessoas com deficiência na Adventure Sports Fair

Durante os quatro dias da Adventure Sports Fair - maior feira de turismo e esportes de aventura da América Latina - que acontecerá de 10 a 13 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, pessoas com deficiência poderão participar do Trekking de Regularidade promovido pela Iron Adventure.
Para participar do Trekking de Regularidade, esporte genuinamente brasileiro, basta se inscrever gratuitamente até o dia 06/09 no site www.ironadventure.com.br. Entre as 400 vagas a serem sorteadas para os inscritos no site da Iron, 54 são destinadas a pessoas com algum tipo de deficiência.
O objetivo dos organizadores da caminhada guiada é mostrar que o Trekking de Regularidade é um esporte de inclusão. José Maurício Lemos, diretor da Iron, ressalta que a experiência no evento servirá para mostrar que a modalidade oferece condições de participação a todos. "Como se trata muito mais de um jogo de estratégia, o Trekking pode ser adaptado a públicos diferenciados, que não têm oportunidade de praticar outras modalidades".
Durante a feira o público presente poderá acompanhar os grupos caminhando, em diferentes horários, no espaço comum da feira.
Além do Trekking de Regularidade, outros tipos de ações visam a acessibilidade na feira - Entre os itens que facilitam a visitação de pessoas com deficiência estão: entrada preferencial; bilheterias com balcões mais baixos para cadeirantes; mesas apropriadas na praça de alimentação; banheiros adaptados; vagas reservadas no estacionamento; telefones acessíveis; serviço de táxi adaptado; piso tátil alerta/direcional para indicar a presença de mapas táteis, entre outros serviços.
O evento contará, também, com sinalizações em braile, mostra de equipamentos apropriados, como telefones para surdos (TPS) e despertadores, e áreas às ONGs relacionadas ao tema. Por fim, houve a adaptação de algumas atividades, criando a tirolesa acessível, o caminho de trilha para cadeirantes, os passeios de charrete e bike adaptados e o sorteio de curso de navegação para treking. As ações foram desenvolvidas em parceria com a AVAPE, Revista Sentidos, Casa do Braille, IAPE, Parque dos Sonhos e Hotel Campo dos Sonhos, Koller, Vanzetti, Instituto Via Viva, consultoria de Edison Passafaro, Aventura Especial, IronAdventure e Alô-Taxi.
O programa de acessibilidade no evento aplicará os conhecimentos adquiridos a partir do projeto "Socorro Acessível", criado em 2005 pelos organizadores da feira. A cidade paulista de Socorro, onde diversas ações relativas à acessibilidade foram desenvolvidas, se tornou referência aos turistas com problemas de mobilidade, que representam 30 milhões de consumidores potenciais. A 11ª edição da Adventure Sports Fair conta com patrocínio da FIAT, co-patrocínio do SEBRAE, apoio de Abeta, Brazilian Adventure Society, ESPN, Rádio Eldorado, Go Outside, FIESP, CIESP, SESI, SENAI, FECOMÉRCIO e Metro Jornal e organização da MG Adventure Eventos. Mais informações podem ser obtidas no site www.adventurefair.com.br.

Caminhada Guiada - Trekking de Regularidade
Adventure Sports Fair
www.adventurefair.com.br.
Data: 10 a 13 de setembro de 2009
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - São Paulo

Fonte: Sentidos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário