segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em Copacabana

Comente!
Cadeirantes, deficientes visuais, pessoas com Síndrome de Down. Cerca de 40 mil pessoas se reuniram na Praia de Copacabana, neste domingo (20), para chamar atenção sobre os direitos dos deficientes.

Esta segunda-feira (21) é Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e para celebrar a data, cerca 40 mil pessoas se reuniram no domingo na orla de Copacabana.
Cadeirantes, deficientes visuais, pessoas com síndrome de down, estavam todos reunidos para chamar atenção para a importância da inclusão social e os direitos das pessoas com deficiência. A caminhada foi organizada pelo Movimento Superação e pela entidade Espaço Novo.
“Nós queremos ter os mesmo direitos, a uma vida digna, justa e acessível, ao trabalho, ao emprego, ao esporte, a cultura, ao lazer, a educação. Esse é o nosso foco principal hoje”, diz a coordenaora do evento, Mena Gonzalez.
O deficiente visual Marco Antônio lembrou as dificuldades que os deficientes têm que enfrentar para conseguir entrar no mercado de trabalho.
“O importante é a inclusão, é o empresário acreditas não no potencial, mas nas realizações mesmo da pessoa com deficiência”, conta o especialista em informática.
Barreiras que muitas vezes estão também nas ruas: “As ruas não têm rampa em nenhum lugar, as pessoas estacionam em lugar de cadeirante. Tudo isso é muito complicado”, reclama a administradorea de empresas Daniela Teixeira.
Segundo o o IBGE, mais de 24 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência física ou mental em todo o Brasil.
“Superação para mim é de ter força de vontade de que querer é poder. A gente não pode desistir porque agora é a luta”, dia a jornalista Fernanda Honorato que tem síndrome de down.
Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, um evento da prefeitura do Rio, na Lagoa, vai demonstrar como os cães ajudam muitas pessoas a superar limites. É a chamada cinoterapia.
Trata-se de um belo trabalho feito geralmente com os cães geralmente das raças labrador e pastor alemão. Os animais são utilizados para tratar a deficiência intelectual e também física.
“A terapia funciona facilitando a relação da criança com outras pessoas e com elas próprias, melhorando a linguagem, a relação interpessoal, a postura. É um trabalho de muito prazer que favorece um desenvolvimento global”, explica Isabel Gimenes da
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.





Fonte: Globo Vídeos - Bom dia Rio

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário