terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência

Comente!

O IBDD Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criado em 1998 com uma proposta diferente. Contrário a políticas assistencialistas, o Instituto trabalha desde o início pela construção da cidadania das pessoas com deficiência de forma a que elas se tornem sujeitos ativos de seus direitos e lutem contra o preconceito em torno da questão. Considerando a situação de exclusão social na qual estão inseridas, decorrente do descaso do poder público e da desinformação por parte de diferentes setores da sociedade, as pessoas com deficiência enfrentam diariamente problemas estruturais graves que prejudicam o exercício de sua cidadania e mesmo sua sobrevivência, como a inacessibilidade dos transportes coletivos, o desemprego e a discriminação.
O IBDD tem como linha de ação o desenvolvimento de projetos exemplares de inclusão social. Para a pessoa com deficiência oferece atendimentos pessoais, apoio à pessoa, escritório de defesa de direitos, capacitação profissional, inclusão no mercado de trabalho formal e promoção de atividades esportivas. Para as empresas e demais instituições, consultorias pro bono, otimização do emprego dos trabalhadores com deficiência e orientação com informações qualificadas e atualizadas. Além disso, o Instituto atua para que a questão da pessoa com deficiência seja entendida com sua real importância, em função do papel fundamental que tem para a resolução das desigualdades sociais.

Áreas de Atuação do IBDD:

Apoio à Pessoa
Contribuir para que as pessoas com deficiência conheçam e exerçam seus direitos é a principal responsabilidade do apoio à pessoa. Sua equipe especializada recebe a pessoa e, junto com ela, define o melhor caminho para a efetivação dos seus direitos, despertando o desejo de transformação de uma situação de exclusão e discriminação social, para que ela seja co-responsável na conquista do exercício pleno de sua cidadania.

Defesa de Direitos
O escritório de advocacia do IBDD é o primeiro do Brasil especializado em direitos da pessoa com deficiência, trabalhando na aplicação da Lei 7.853/89 e demais legislações específicas. Quando necessário, propõe novas leis. Também colabora com outras instituições na organização de documentos necessários à atuação na área.

Mercado de Trabalho
O IBDD procura colocar a pessoa com deficiência no mercado de trabalho ajudando a superar as dificuldades que ela encontra na conquista do emprego. Para as empresas, oferece serviços e consultorias especializadas. Para as pessoas com deficiência, além da permanente procura por oportunidades de trabalho, oferece cursos básicos de formação e orientação profissional.

Esporte
O desenvolvimento da prática esportiva e a preparação de atletas de ponta para competições nacionais e internacionais são realizações do IBDD nesta área. O esporte é utilizado como recurso para reabilitação, integração social e conscientização da sociedade sobre o potencial da pessoa com deficiência. O IBDD conquistou nove medalhas de ouro e seis medalhas de prata nas Paraolimpíadas de Sidney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008).

Todos os serviços do IBDD para a pessoa com deficiência são gratuitos.

Contato:
Tel.: 21 3235-9290
ibdd@ibdd.org.br / www.ibdd.org.br

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário