quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Moda e Inclusão

1 comment
Tive o prazer de conhecer a estilista Raissa Paz.
Ela realizou um evento em Goiânia e me mandou o material a seguir, inclusive as fotos....
Um trabalho maravilhoso, que nos mostra uma jovem preocupada com inclusão e com o universo da deficiência, isso só nos faz acreditar sempre que muitas coisas boas ainda vão acontecer!!!


Raissa Paz

Foi realizado nos dias 03 e 04 de setembro, na cidade de Goiânia -GO, um evento inclusivo.Onde tivemos um Desfile de Moda Inclusiva, realizado pela Estilista Raissa Paz, de São Paulo e pela Agência Kica de Castro.
Foi também o lançamento do livro “Trabalha e Pessoas com Deficiência – Pesquisas, Práticas e Instrumento de Diagnóstico”, da autoria de Maria Nivalda de Carvalho e Antonio Luis Masques.

No evento estiveram presentes 6 modelos do casting da Agência Kica de Castro, Diego Madeira-SP, Dudé-SP, Carina Queiroz-BA, Iones Alonso-GO, Valdenor-GO, Daiane Lopes – Paraná.
Os looks eram compostos por coletes, regatas, vestidos, calças sarouel, batas de Bari e bermudas... Como uma das propostas era ousar, os tecidos não ficaram pra traz, abusaram das listras e das estampas.
Na cartela de cores tivemos o branco, o cinza, o preto e o azul.
Ousadas foram também as jóias usadas por eles, com apoio da Amazing (Stephanie Aguiar – SP) eles brilharam, usaram e abusaram de brilhos e jóias.
A proposta era mostrar uma mulher que é mãe, que trabalha, que sai pra passear, que faz tudo como qualquer uma de nós faria. O mesmo cabe aos homens.

A inspiração disso tudo vem de uma frase do Bierce (um historiador norte-americano), que diz que “Absurdo é qualquer opinião contrária à nossa."E é exatamente daí que eu tiro forças e aí que eu me inspiro. Absurdo, real e lindo é isso. É não desacreditar, ir contra as opiniões alheias e pessimistas. São pessoas que desacreditaram! São descrentes... E moda inclusiva é isso tudo. É o contrário às opiniões e as descrenças.
E eu continuo acreditando em Uma Moda Mais Inclusiva.

... O que é Moda Inclusiva pra mim?
Moda Inclusiva pra mim significa muito mais do que roupas adaptadas, significa que o mundo pode olhar pro lado e ver que todos somos iguais. Que anda na moda quem quer, todos tem o direito, andamos iguais, somos iguais.
Pra mim esses eventos são de grande importância, não somente no lado sócio-econômico e cultural, mas em todos os âmbitos. Principalmente no lado humano de ser, de olhar, de viver, que tem muito mais valor do que qualquer outro.

... Sobre o processo criativo.
O que as pessoas não sabem é que no processo criativo a essência não muda, o processo é o mesmo para qualquer criação, com mais restrições e cheio de peculiaridades claro. Além de ser uma roupa adaptada é exclusiva. Tem de estar na moda, tem de ser bonita e além de tudo tem de ser funcional. E criar moda inclusiva para mim é isso tudo. É bonito, é inclusivo e é funcional acima de tudo.
Estamos lutando por uma Moda Mais Inclusiva, e sei que o mundo olha pra eles, e sei que eles brilham na passarela.

Por Raissa Paz.



Modelos, Raissa Paz e Kica de Castro




Iones, Daiana, Karina e Diego Madeira

Kica de Castro - Fotógrafa


Diego Madeira


Daiana e Iones


Karina

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Vi de perto este trabalho que lentamente vai ganhado força por uma estilista de grande potencial. Raissa Paz, com certeza tem glamurosos caminhos para percorrer mostrando para humanidade com cortes, recortes, listras, estampas e todo forma de arte que a moda inclusiva ainda será a moda mundial.
    E quando tudo estava tulmutuado nossa estilista chegou dando os tons certos, afinando cada instrumento,e a maestra foi orquestrando até sair dali a mais bela de todas as óperas que já escutei.
    Foi um evento lindo, parabéns super estilista maestra.
    Vai bem longe ainda. Nunca pare.

    ResponderExcluir