quinta-feira, 24 de setembro de 2009

São Paulo recebe Encontro de Moda Inclusiva

Comente!
Evento mostra que além de responsabilidade social, investir em acessibilidade e produtos diferenciados pode ser um ótimo negócio
Qual mulher nunca se fez perguntas como: Com que tipo de roupa devo ir a alguns eventos? Quais são as cores, tecidos que mais combinam? Como me manter na moda, reciclando algumas peças de meu guarda-roupa?

Por trás de perguntas como essas que parecem tão simples, muitas dúvidas podem surgir. Como todas as mulheres, a mulher com deficiência visual também compartilha desse universo e tem as mesmas dúvidas sobre como manter-se elegante sem abrir mão de seu estilo próprio, pois é consenso que toda mulher, independente de sua condição visual, quer sentir-se elegante, na moda. Segundo o Censo do IBGE de 2000 o Brasil tem hoje mais 24,6 milhões de pessoas com deficiência sendo que mais de 2,5 milhões delas possuem deficiência visual.
Comportamento e Etiqueta, Escolha, Independência, Organização e Moda, O mercado da moda e a pessoa com deficiência visual como consumidora, Moda e Audiodescrição, Oficinas Temáticas sobre Moda, Estilo, Maquiagem e Cabelo. Todos estes temas, abordados pelo ponto de vista da inclusão, é o que encontrarão lojistas e mulheres com ou sem deficiência no I Encontro Estilo, Elegância e Equilíbrio. Promovido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, o evento acontece nos dias 30/09 e 01/10, em São Paulo, e será uma oportunidade para as pessoas ampliarem a visão sobre temas que até então pareciam distantes do universo da pessoa com deficiência visual. “Acreditamos, dessa forma, contribuir para tornar mais igualitária as oportunidades sociais e de escolhas, reafirmando que a cidadania das mulheres com deficiência visual acontece também nas situações mais cotidianas como a escolha de uma peça de roupa, a escolha de uma cor de batom, um par de óculos charmoso”, comenta Ika Fleury, coordenadora geral do evento e diretora executiva da Fundação Dorina.
Participam do encontro Dorina de Gouvêa Nowill (presidente emérita e vitalícia da instituição homônima), Rosângela Lyra (diretora da Dior no Brasil), Roberto Issa (Estilista), Ana Rita de Paula (psicóloga), Milla Mathias (consultoria de estilo), Miguel Gianini (proprietário das Óticas Gianini), Romy Tutia, (coordenadora do curso de Moda da FMU), Geraldo Lima (estilista, proprietário da Urânio) e Lívia Mota (audiosdescritora).
Por meio de oficinas, atividades práticas e reflexões o I Encontro Estilo, Elegância e Equilíbrio mostra que autonomia e independência, para as pessoas com deficiência, são sinônimos de cidadania e de dignidade. Esta parte da população brasileira consciente dos seus direitos e deveres partiu para a luta e ocupa hoje, os espaços que lhe são de direito. Como consumidoras representam uma parcela ávida do mercado que necessita receber o mesmo tratamento e atenção que qualquer outra pessoa.
Cientes da representatividade das pessoas com deficiência visual entre os consumidores brasileiros, cada vez mais empresas optam por identificar os seus produtos com o Braille, tornando-os acessíveis. “A verdadeira inclusão está na busca por um melhor atendimento para todos”, aponta Adriana Kravchenko, gerente de marketing da Fundação Dorina.
Para sua realização, o evento conta com o apoio da Associação de Lojistas da Oscar Freire, FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas, da C&A Modas, da Fecomércio, da Natura Comésticos, da Ótica Miguel Gianini, da Loja Urânio, entre outros.
Aberto ao público em geral o investimento do curso é de R. Para clientes e familiares da Fundação Dorina Nowill para Cegos e outras instituições que atuam em prol dos deficientes visuais terão 40% de desconto

Mais informações sobre I Encontro Estilo Elegância e Equilíbrio pelo telefone (11) 5087-0970 com Glete ou pelo e-mail voluntariado@fundacaodorina.org.br.

Programação
30 de setembro de 2009 – quarta-feira – das 13h30 às 18h

Fecomércio – Teatro Raul Cortez
Avenida Nove de Julho, 285 – Bela Vista – São Paulo

13h30 – Abertura do evento

13h35 - Mesa Redonda: Comportamento e Etiqueta.

Participação: Dorina de Gouvêa Nowill, presidente emérita e vitálicia da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Roberto Issa, estilista e Ana Rita de Paula, psicóloga.

15h – Mesa Redonda: Escolha, Independência, Organização e Moda.

Participação: Prof.ª Ms. Romy Tutia, coordenadora do curso de Moda da FMU, Milla Mathias, consultora de estilo, Miguel Gianini, proprietário das Óticas Gianini e Thays Martinez, presidente do Instituto Iris.

16h45 – Mesa Redonda: Olhar olhares - O mercado da moda e a pessoa com deficiência visual como consumidora

Participação: Rosangela Lyra, diretora da Dior no Brasil e representante da Associação de Lojistas da Oscar Freire, Prof. Ms. Geraldo Lima, estilista, professor da Anhembi Morumbi, proprietário da Loja Urânio e Prof.ª Dra. Lívia Mota, especialista em audiodescrição.

18h – Encerramento

01 de outubro de 2009 – quinta-feira das 08h30 às 17h30

Faculdade de Moda da FMU
Av. Lins de Vasconcelos, 3406 – Vila Mariana – São Paulo

08h30 às 12h - Oficinas Temáticas:

Oficina de Moda: Prof.ª Ms. Romy Tutia e Prof.ª Ms. Francisca Dantas Mendes – Faculdade de Moda FMU

Oficina de Estilo: Milla Mathias – Consultora de Estilo

Oficina de Maquiagem: Natura

12h às 13h30: Intervalo para almoço

13h30 às 16h - Oficinas Temáticas:

Oficina de Moda: Prof.ª Ms. Romy Tutia e Prof.ª Ms. Francisca Dantas Mendes – Faculdade de Moda FMU

Oficina de Estilo: Milla Mathias – Consultora de Estilo.

Oficina de Maquiagem: Natura

16h - Desfile de Moda com audiodescrição

17h30 – Encerramento

Fonte: Fundação Dorina

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário