quinta-feira, 1 de outubro de 2009

I Desafio Subaquático

Comente!
Atletas com deficiência participam de festival de mergulho adaptado

Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, 26 atletas com deficiência aceitaram o convite e participaram do I Desafio Subaquático, realizado no domingo (20/09), na ADC Quattor, em Santo André. Os convidados são alunos e ex-alunos do Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), mantido pela Prefeitura, com patrocínio da Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC (APOLO).
O turismo submarino na piscina com deficientes é inédito no ABC e pela primeira vez foi praticado, no mesmo evento, por um grande número de participantes. A atividade, conhecida como batismo de mergulho, contou com o apoio da HSA (Handcapped Scuba Association), programa mundial pioneiro na realização de atividades subaquáticas para pessoas com deficiências, além de instrutores de Educação Física.
"O grupo já está preparado pelo Nanasa para freqüentar clubes, praias e espaços públicos com piscina, sendo assim o mergulho foi mais uma opção de atividade aquática", disse o professor e coordenador do Programa de Educação Física Adaptada (Pefa), responsável pelo Nanasa, Ivan Teixeira Cardoso.
Para aprender a usar os equipamentos de mergulho - luva de membrana, roupa especial, nadadeiras, cinto de lastro, colete equilibrador, cilindro e regulador -, um dia antes do Desafio Subaquático, o grupo acompanhou um treinamento com aula teórica, sobre técnicas de mergulho, forma de utilização e informações gerais de cada equipamento e a história do turismo submarino no mundo.
O I Desafio Subaquático faz parte do Pefa, criado pela Prefeitura de. Santo André com patrocínio da APOLO e apoio da Associação pela Cidadania da Pessoa com Deficiência (Acide), Faculdades Integradas de Santo André, ABC Plaza Shopping e Alcoa Alumínio. O programa conta com 240 alunos matriculados e desde a criação, em 2002, formou 661 pessoas, consideradas aptas a freqüentar espaços públicos, como praias e clubes.
Fonte: Sentidos

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário