terça-feira, 27 de outubro de 2009

Leis para estacionamento de deficientes mudam em 2010

7 comments
A partir de janeiro do ano que vem, os portadores de deficiência e idosos vão receber um cartão que vai permitir acesso a vagas especiais.

Vaga pra estacionar virou tormento nas grandes cidades. Imagine então quando quem procura é um deficiente físico. As vagas especiais são ainda mais raras, mas, a partir de janeiro, as regras e as vagas vão mudar.
No centro de Goiânia, Lindomar encontra vaga especial. Quando consegue descer, ainda tem um outro desafio. “Acho que, cada espaço desse reservado, já que é para o cadeirante, deveria ter um rebaixamento”, opina Lindomar dos Santos. Para subir, ele precisa ir até a esquina.
Em muitos casos, a vaga para deficientes está indevidamente ocupada. “Eu só estou esperando, só estacionei para esperar, mas, na hora que chegar qualquer pessoa aqui eu tiro o carro. Estou errado”, diz um motorista.
Em janeiro de 2010, entram em vigor novas regras, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito, que prometem por ordem nessa confusão e melhorar os locais de estacionamento. Primeira mudança: sai o atual adesivo e passar a valer um cartão, que deverá ficar em um local visível do veículo.
Uma das vantagens da novidade é que o documento poderá ser utilizado em qualquer carro, desde que o deficiente físico seja o motorista ou o passageiro. Para ter direito ao cartão, será preciso passar por uma avaliação médica no Detran. O documento terá validade em todo o território nacional. Uma outra novidade é que um cartão semelhante dará o mesmo direito também ao idoso com mais de 60 anos.
Essas vagas ainda serão criadas. Quem estacionar irregularmente nesses locais pode ser multado e ainda ter o carro guinchado. O prazo para implantação dessas novas regras termina no final deste ano. Em Goiânia, por enquanto, só seis das 150 vagas especiais que existem, já estão de acordo com a nova lei.



Fonte: G1

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

7 comentários:

  1. Importantíssimo!!! Agora vai, agora vai!!! É isso que eu digo, com união, com pressão, a gente muda esse país e domina o mundo!!!

    ResponderExcluir
  2. É preciso mobilização!!!Fazer valer os direitos.Trabalho cm professora de comunicação alternativa e encontro dificuldades com acessibilidade.Se unirmos todos podemos mudar a sociedade que vivemos.Divulgação e ação,isso ai!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, sou deficiente física, e já tentei tirar o cartão para vagas em Brasília, por minha carteira de habilitação ser de Goiânia o Detran de Brasília alega que não tira esse cartão. Se é nacional porque essa burocracia. Ligo no Detran em Goiânia para poder pegar meu cartão, ninguém sabe informar nada a respeito. E o prazo está acabando. Como faço então para conseguir tirar meu cartão?

    ResponderExcluir
  4. me desloquei até a cet de são paulo para fazer o cartão achando qua as coisas iriam melhorar em relação a estaçionamento para deficientes, mas me sinto um palhaço, pois não mudou nada, aumentaram as vagas nos shoppings mas só serve para as pessoas que não precisam, pois as leis não foram cumpridas, he horrivel ficar rodando até alguem tirar o caro das vagas, quero e pesso rigor sobre esses transtornos que está causando a nos deficientes.

    ResponderExcluir
  5. fiz o cartão para estacionamento ne cet de são paulo, mas me cinto um palhaço pois raramente acho vagas nos shoppings e bancos é horrivel ficar dando voltas até alguem tirar o caro da vagas, me sinto um palhaço. pois esse cartão não serve para nada, espero que as autoridaes tomem providençia.

    ResponderExcluir
  6. Fernando Fonseca:
    Hoje (05/01/10) liguei para o fone 0800 081 1078 que foi divulgado pelos meios de comunicação para tirar dúvidas a respeito da emissão da Carteira de estacionamento para veículos de pessoas com deficiência. Como moro em Olinda, e o órgão desse número divulgado é em Recife, fui orientado a provurar a SEPLAMA em Olinda (3305-1021). Fui então "informado" pelo fubcionário de que tal concessão é dada pela URB Recife.
    Afinal vejo que minha condição de deficiente foi ultrapassada. Agora sou também "bola de ping-pong".
    Fernando Fonseca (olinda - PE)
    jfernando.fonseca@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Fico muito feliz em saber que esta lei está em vigor e espero que as pessoas se conscientizem um pouco mais, sem precisar sempre deste tipo de pressão. É revoltante ver a indiferença das pessoas, muitas jovens e saudáveis, estacionando sem a menor cerimônia nestes lugares. Converso muito com meu filho sobre esta falta de educação extrema, ele por sua vez já crescerá um adulto sem esta grande 'deficiência'. Um abraço a todos e vamos aos poucos fazendo este nosso país um lugar melhor.

    ResponderExcluir