quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Panasonic cria cama robótica que se transforma em cadeira de rodas

Comente!
Robotic Bed responde a comandos de voz e conta com tela para TV e acesso à internet e sensor de obstáculos. Não há previsão de chegada ao mercado.
A Panasonic desenvolveu uma cama robótica que se transforma em cadeira de rodas. O aparelho é voltado a pessoas com mobilidade limitada e as oferece maior independência.
A “transformação” pode ser feita por comando de voz. A cama ajusta o encosto da cabeça e costas verticalmente, da mesma forma que rebaixa a parte inferior do colchão, do joelho até os pés.
O equipamento foi demonstrado pela fabricante numa feira internacional de cuidados domésticos e reabilitação em Tóquio, Japão, nesta semana.
“Levamos um ano para desenvolver o que estamos mostrando hoje”, disse o professor da Universidade de Osaka que trabalhou junto com a Panasonic.
Antes de responder ao comando de voz, a cadeira se certifica de que entendeu o que foi solicitado. Apenas após o usuário responder “sim”, o equipamento realiza a ação.
A cadeira de rodas possui um joystick em um dos lados para oferecer ao usuário o controle da direção.
A “Robotic Bed” também detecta obstáculos a sua frente e possui um painel de LCD sensível ao toque que permite ao usuário assistir TV, conectar-se à internet, checar as câmeras de segurança da casa e fazer videochamadas telefônicas, afirmou a fabricante.
A Panasonic vai testar o equipamento em vários países, antes de lançá-la no mercado, para verificar se ela se adapta aos obstáculos legais de padrões de segurança para produtos de assistência à saúde.

(Martyn Williams)

Fonte: http://idgnow.uol.com.br

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário