sexta-feira, 2 de outubro de 2009
PARAOLÍMPIADAS
Os jogos paraolímpicos se iniciam após o término das olimpíadas tradicionais, com uma diferença: participam apenas atletas portadores de deficiências físicas e sensoriais.
As atividades físicas para portadores de deficiência desenvolveram-se principalmente após a Segunda Guerra Mundial, da qual muitos soldados voltavam com pernas e braços amputados, ou com lesões na coluna, que os colocavam em cadeiras de rodas.
O médico Ludwig Guttman, responsável por um hospital na Inglaterra que abrigava esses soldados, percebeu que as atividades físicas ajudavam a diminuir a depressão dos pacientes, aumentavam sua auto-estima e, conseqüentemente, melhoravam sua saúde. Guttman começou, então, a adaptar esportes às limitações destas pessoas e instituiu os Jogos de Stoke Mandeville (1948), dos quais participaram inicialmente 16 lesionados medulares, na modalidade arco-e-flecha. Nos anos seguintes, outros esportes foram incorporados, possibilitando que atletas com diferentes tipos de deficiência e de diversas partes do mundo participassem.
No ano de 1960, portadores de deficiência participaram das Paraolimpíadas de Roma, em que disputaram 23 países e 400 atletas. Em 2000, em Sidney (Austrália), competiram 123 países e 3.843 atletas. Os primeiros Jogos Pan-americanos para portadores de deficiência ocorreram em 1967, em Winnipeg, Canadá. A primeira participação brasileira em jogos paraolímpicos só se deu em 1972.
PRINCIPAIS ESPORTES PARAOLÍMPICOS
ATLETISMO Existem as provas de corrida – nas quais participam amputados com próteses, pessoas em cadeiras de rodas, deficientes visuais (que correm com um atleta-guia), provas de saltos (altura, extensão), de lançamentos (peso, disco) etc.
BASQUETE A altura da tabela é igual à estabelecida para a olimpíadas tradicionais. Os atletas, em cadeiras de rodas, devem quicar a bola e podem colocá-la no colo e girar duas vezes.
CICLISMO Disputado por amputados com próteses (pernas ou pés) e por deficientes visuais, que competem em bicicletas duplas, com acompanhamento de guia.
NATAÇÃO Participam amputados e deficientes visuais. Estes, quando se aproximam da borda da piscina, são avisados por meio de um bastão, que é encostado em suas costas.
FUTEBOL Deficientes visuais usam uma bola com guizos; amputados e portadores de lesões cerebrais seguem os moldes do futebol tradicional.
GOLBOL Duas equipes de três atletas cada tentam marcar gols contra o adversário. A defesa é feita com os atletas deitando-se no chão diante do gol, pois a bola move-se sempre rasteira.
VÔLEI Os atletas jogam sentados e a rede fica em posição mais baixa.
OUTROS ESPORTES Bocha, esgrima, halterofilismo, hipismo, judô, rúgbi, tênis, tiro, arco-e-flecha e vela.
Fonte: Portal Objetivo
NÁO PODEMOS ESQUECER QUE TEREMOS TAMBÉM AS PARAOLÍMPIADAS NO BRASIL EM 2016, PORTANTO PRECISAMOS DE UM PAÍS ACESSIVEL, POIS VAMOS RECEBER ATLETAS DO MUNDO INTEIRO.
DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário