quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Rio 2016: Paraolímpicos buscam voto e usam prestígio

Comente!
COPENHAGUE - De uma maneira tímida e sem alarde, o esporte paraolímpico brasileiro está dando sua contribuição para que a cidade do Rio de Janeiro seja eleita a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A principal ação aconteceu nos bastidores, no último dia 4. Nesta data, Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), tentou obter mais um voto para o Rio na eleição da sede olímpica, que acontecerá na sexta-feira, em Copenhague..

Parsons revelou que participou do evento para comemorar os 20 anos do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), na sede da entidade, em Bonn, na Alemanha. Na festa, o dirigente buscou convencer o presidente do IPC, Philip Craven, a votar pela cidade brasileira no pleito.
- Ele é o único membro do esporte paraolímpico que pode votar na eleição para 2016. Cada voto é decisivo - falou Parsons.
Por parte dos atletas, o nadador Daniel Dias tem sido utilizado com frequência na campanha do Rio de Janeiro. Na visita da comissão de inspeção do Comitê Olímpico Internacional (COI) à cidade, entre abril e maio deste ano, Dias foi escolhido para fazer um discurso em nome de todos os atletas do país, não somente os paraolímpicos. O nadador, ao lado de Roseane Ferreira dos Santos, irá a Copenhague representar os paraolímpicos.
De acordo com Parsons, a escolha dos atletas que participaram do trabalho de promoção da candidatura do Rio de Janeiro foi de acordo com os resultados obtidos na Paraolimpíada de Pequim. Assim, Terezinha Guilhermina, do atletismo, e Sandro Laina, do futebol para cegos, também atuaram na campanha. Ambos conquistaram medalhas de ouro nos Jogos na China, assim como Daniel Dias.
- Os atletas foram bem escolhidos. A seleção deu-se de acordo com a proximidade dos Jogos de Pequim. Os resultados obtidos lá tiveram bastante a ver com esta escolha - falou o presidente do CPB.
Ainda de acordo com Parsons, ele e alguns atletas ajudaram diretamente na confecção do projeto do Rio de Janeiro para sediar a Olimpíada, com palpites e opiniões.

Clodoaldo silva critica escolhas

O nadador Clodoaldo Silva, ganhador de seis medalhas de ouro na Paraolimpíada de Atenas 2004, atacou o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e a forma como foram escolhidos os atletas que participaram da campanha pelo Rio-2016. Clodoaldo disse que não foi chamado para atuar em eventos oficiais da candidatura brasileira.
- Você tem de ser patrocinado por alguma empresa que também patrocine o CPB, para que aí você possa ser chamado para estar envolvido - falou Clodoaldo.
O patrocinador em questão é a Caixa Econômica Federal, que é patrocinadora do CPB e realiza o Programa de Apoio ao Esporte Paraolímpico, da qual são contemplados, entre outros, Terezinha Guilhermina e Daniel Dias.
- Na minha humilde opinião, sou o melhor paraolímpico do país. Não ser chamado para representar o meu país me chateia - falou o nadador.

Daniel Dias rechaça "desprezo a paraolímpicos"

A conquista do Prêmio Laureus, o Oscar do esporte, como melhor atleta paraolímpico e as nove medalhas conquistadas em Pequim no ano passado, sendo quatro delas de ouro, fizeram de Daniel Dias um dos símbolos da candidatura do Rio de Janeiro para 2016. Bastante requisitado pela campanha, o nadador rechaçou a ideia de que os paraolímpicos em geral estão sendo deixados de lado ao longo do trabalho realizado pelo comitê que promove o Rio 2016.
- Nós estamos sendo lembrados, e fico feliz com isso. Para sediar uma Olimpíada você também precisa pensar na Paraolimpíada, e o Rio não está se esquecendo disso - disse o nadador.

Atletas já estão em Copenhague

Dias chegou no último fim de semana em Copenhague, na Dinamarca, para a eleição da sede olímpica, que acontecerá na sexta-feira. Nesta terça-feira, outros atletas desembarcaram na cidade europeia. Chegaram ao Hotel Skt Petri, base da Rio 2016 em Copenhague, vários atletas e ex-atletas convocados para defender a candidatrura do Rio. O grupo inclui o recordista mundial dos 50 metros nado livre, Cesar Cielo e a ginasta Daiane dos Santos.
Também chegaram a ex-jogadora Hortência, atual diretora-técnica da Confederação Brasileira de Basquete, e a ex-jogadora de basquete, Janeth. O ex-técnico da seleção brasileira de futebol Parreira também esta na cidade.

Fonte: O Globo

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário