quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Secretaria se prepara para Semana Internacional da Pessoa com Deficiência

Comente!
Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência se prepara para celebrar esta importante data, lembrada mundialmente, e organiza três eventos a serem realizados em sua sede, em São Paulo.

No dia 2 de dezembro será realizado o workshop temático "Sensibilização para a Inclusão: construindo uma sociedade universal", para exposição da realidade, possibilidades, potencialidades e direitos das pessoas com deficiência. Propõe mudança de paradigmas e maior conhecimento dos segmentos organizados, públicos e privados, em especial os profissionais de áreas governamentais e de Comunicação, em relação as pessoas com deficiência.
A fim de conhecer e mensurar o que pensa a sociedade sobre as pessoas com deficiência e o grau de assimilação dos conceitos transmitidos no workshop, os participantes, durante o período de inscrições em novembro, também participam de uma primeira etapa de uma pesquisa, cujos dados serão comparados a uma segunda etapa do mesmo levantamento, realizado logo após o evento. O resultado será publicado em seguida.
A proposta tem como objetivo levar informações precisas sobre as diversas situações vivenciadas pelas pessoas com deficiência no cotidiano, em diferentes e rotineiras circunstâncias, expondo as reais condições a que são submetidas as pessoas com deficiência, nas diversas áreas de atendimento e de serviços. O workshop será desenvolvido com metodologia de dinâmica de grupo e encerrado com uma peça teatral que irá abordar os temas discutidos e trabalhados durante o dia.
No dia seguinte ao workshop, 3 de dezembro, Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência, será inaugurado o "Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência". O objetivo é resgatar a história de lutas e conquistas das pessoas com deficiência na busca de dignidade e igualdade de direitos. Para marcar a data, o Memorial irá apresentar uma exposição fotográfica e de documentos pontuais dos últimos 30 anos de luta do movimento em prol das pessoas com deficiência.
Ainda na Semana da Pessoa com Deficiência, no dia 4 de dezembro, haverá a apresentação do seminário "Memórias, Conquistas e o Futuro do Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil", com palestrantes envolvidos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, que traçarão um panorama dos últimos anos e perspectivas para o futuro.
Informações detalhadas, programação e data de inscrição serão divulgadas no final de outubro pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Acompanhe!

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário