quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Secretária Linamara participa de evento “Acessibilidade em Debate”

Comente!
A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, participou, no dia 4 de novembro, da mesa "Políticas Culturais: ações e perspectivas para inclusão social", no evento Acessibilidade em Debate, realizado pela Fundação Energia e Saneamento e pelo Senac São Paulo.
O evento, que acontece até o dia 5, tem como objetivo reunir profissionais de instituições culturais, da área de turismo, representantes de instituições que atuam na defesa do pleno exercício de pessoas com deficiência, estudantes, pesquisadores e demais pessoas interessadas no tema para discutir a capacitação de profissionais e mobilizar agentes sociais na atuação inclusiva.
A Secretária apresentou os conceitos de acessibilidade, tanto na parte física quanto na comunicação, e a importância da acessibilidade para a inclusão e a plena participação de todos na sociedade. "É consenso na Organização Mundial de Saúde e na Organização das Nações Unidas que é a falta de preparo da sociedade que transforma as pessoas em pessoas com deficiência. Quando a sociedade está preparada, do ponto de vista de tecnologia e atitudes, a limitação para atividades inexiste, as restrições para participação são menores", aponta Linamara. "Quando falamos em acessibilidade como direito fundamental, nos referimos a acessibilidade no mobiliário urbano, na possibilidade de comunicação entre todos".
De acordo com a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, as pessoas com deficiência devem participar na vida cultural, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, com acesso a bens culturais em formatos acessíveis, os quais são "uma série de ações que facilitam a autonomia, a garantia da independência e o acesso aos materiais culturais", destacou a Secretária. "A cultura permite que as pessoas se expressem de diferentes maneiras na busca do contato com a realidade, a cultura tem um peso muito grande", concluiu.
Junto à Secretária Linamara, participaram da mesa a Diretora de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo, Luciane Leite, e o Presidente da FENAVAPE (Federação Nacional das AVAPES), Marcos Gonçalves. Para mais informações sobre o evento, por favor acesse: http://www.energiaesaneamento.org.br/acessibilidade

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário