domingo, 8 de novembro de 2009

A tetraplégica que treina Alinne Moraes

Comente!

(A jornalista Flávia Cintra -Foto: Daniela Toviansky/VOCÊ S.A.)

Falante e de raciocínio rápido, a jornalista e ex-modelo Flávia Cintra, de 36 anos, faz parte do grupo de profissionais viciados em trabalho. "Meus amigos dizem que sou workaholic, mas melhorei um pouco depois que nasceram os gêmeos, há dois anos", conta. "Hoje, não penso em fazer hora extra, quero ir logo para casa." É essa profissional ativa, mãe em segundo expediente, a principal fonte de inspiração para a criação da modelo Luciana, personagem vivida por Alinne Moraes em Viver a Vida, novela das 21h da Rede Globo. Como Flávia, Luciana se torna tetraplégica após um acidente automobilístico.

A parceria começou no fim de 2008. Mariana Torres, colaboradora de Manoel Carlos, autor da novela, entrou em contato com Flávia. A ideia era levantar informações sobre a vida de um deficiente físico. Hoje, a participação da jornalista é considerada fundamental para o desenvolvimento da trama - uma vez que ela presta assessoria a Alinne Moraes - leia entrevista com a atriz. "O trabalho dela é importante não só para a inspiração do Manoel Carlos como para a composição da Alinne", explica Mariana.

Laboratório - O contato regular acabou resultando numa amizade entre Flávia e Alinne. À consultora, a atriz confidenciou qual foi a reação do público, ao saber que ela encarnaria uma tetraplégica. "Várias pessoas diziam: 'Puxa, Alinne, você é tão bonita e vai ficar numa cadeira de rodas!"

As conversas entre as duas rendem gravações, que Alinne ouve no intervalo da produção de Viver a Vida. Também experiências. A atriz já saiu em uma cadeira de rodas, junto com a consultora, pelo bairro onde mora, a Barra da Tijuca. Disfarçada, pôde sentir os olhares que cercam um cadeirante. "Ela ficou surpresa ao ver como as pessoas se incomodam com o diferente", conta Flávia. Outro mergulho empírico se deu num ambiente mais íntimo: por duas semanas, a atriz usou uma cadeira de rodas para se locomover dentro de casa.

'Não sou eu' - Como Flávia, Luciana deve manter parte do movimento dos braços. E deve se casar e ser mãe. A semelhança, porém, para por aí. A consultora faz questão de frisar que a ficção não copia a vida e que a história da personagem não é cópia da sua. "Muita gente acha que é uma repetição, porque na adolescência eu fui modelo. Isso é apenas coincidência, nem sei se o Manoel Carlos sabe disso", afirma. "Meu trabalho é técnico, é ajudar a Alinne a vestir a personagem."

Fonte: Veja.com

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário