quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A convite da ONU, Manifesto “Ser Diferente é Normal, e os direitos são iguais” será lançado no dia 03 de dezembro

Comente!
CAMPANHA BRASILEIRA “SER DIFERENTE É NORMAL, E OS DIREITOS SÃO IGUAIS “ É LANÇADA NA ONU

O Instituto MetaSocial foi convidado pela Organização das Nações Unidas para lançar o Site-Manifesto “Ser Diferente é Normal, e os Direitos são Iguais”, durante a cerimônia do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 03 de dezembro, às 10 h, na sede da ONU em Nova York.

http://www.serdiferenteenormal.org.br/

http://www.itsnormaltobedifferent.com/



(Descrição da Imagem: Panfleto em azul e branco com a foto de um rapaz com síndrome de Down e o logotipo do Instituto MetaSocial. Texto: Por quê ser Diferente é Normal? Porque cada um é único. Junte-se ao Manifesto pela Inclusão. www.serdiferenteenormal.org.br – Ser Diferente é Normal, e os Direitos são Iguais)

Em dezembro são celebradas várias datas dedicadas ao combate à exclusão, como Dia Mundial da AIDS (1/12), das Pessoas com Deficiência (3/12), dos Direitos Humanos e dos Povos Indígenas (10/12). E o tema inclusão nunca esteve tão em evidência, desde as novelas que retratam a vida de pessoas com deficiência, passando pela decisão do Ministério da Educação (MEC) de garantir escola regular para alunos com qualquer tipo de deficiência, ao projeto de lei que criminaliza a discriminação contra idosos, homossexuais e pessoas com deficiência.
É nesse cenário que chega à internet uma campanha inovadora criada pela agência de publicidade Giovanni+DraftFCB – “Ser Diferente é Normal, e os Direitos são Iguais”: um abaixo-assinado virtual que usa a tecnologia para conscientizar e promover a inclusão de todos, sem exceção.

Diferencial
O grande diferencial deste manifesto, é que, ao invés de aderir com o nome, a pessoa “assina“ com a própria imagem. Mudando seu rosto para aparentar ter síndrome de Down, o internauta entra na pele de uma das parcelas da população que mais sofre preconceito: as pessoas com deficiência intelectual, e ajuda a levar adiante a mensagem de que Ser Diferente é Normal e, portanto, todos devem ter os mesmos direitos.

Personalidades como Cauã Reymond, Ana Maria Braga, Malu Mader, Guilherme Berengher, Marcos Pasquim, e tantos outros já emprestaram seu rosto a essa causa.

Convenção
Em versões em português (www.serdiferenteenormal.com.br) e inglês (www.itsnormaltobedifferent.com), o site é também uma forma leve e divertida de chamar a atenção, de forma interativa, para a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Aprovada pela ONU em 2007 e ratificada com força constitucional pelo Congresso brasileiro em 2008, a Convenção, que garante que as pessoas com deficiência exerçam seus direitos em igualdade de condições com os demais, ainda é desconhecida de grande parte da população.

Facebook da Diversidade
Apelidada de “Facebook da Diversidade”, a campanha “Ser Diferente é Normal, e os Direitos são Iguais” já passou no teste de popularidade: recebeu 600 mil acessos em um fim de semana em que foi apresentada ao público, em março deste ano, e ganhou dois prêmios no Festival de Publicidade do Rio em setembro de 2009. Também em setembro, a campanha foi pré-lançada para um milhão e meio de pessoas por Regina Casé, nas ruas de Nova York, durante o Brazilian Day.

MetaSocial
O Instituto MetaSocial é uma ONG com sede no Rio de Janeiro e representações em Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Nova York, que, há mais de 16 anos desenvolve ações pela inclusão das pessoas com deficiência. Atua em parceria com a mídia para difundir a noção de que “Ser Diferente é Normal”, no sentido de que todas as pessoas são diferentes, logo, a diferença é corriqueira, intrínseca, humana. Esta frase é slogan do Instituto MetaSocial desde 2003. Entre as várias ações já realizadas pelo Instituto estão filmes publicitários, um deles ganhador do Leão de Bronze em Cannes (Carlinhos), assessoria na inserção de personagem com síndrome de Down na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos (2006), lançamento dos primeiros bonecos com características de síndrome de Down industrializados, a Turma da Clarinha, assim como também no de Tati, personagem com síndrome de Down criado pelo Instituto Maurício de Sousa.

Histórico do Manifesto
O Manifesto Ser Diferente é Normal foi criado para o Dia Internacional da síndrome de Down, (21/3) e apresentado no Brasil em março de 2009. O retorno do público foi tão grande que o MetaSocial decidiu lançá-lo mundialmente e expandir a iniciativa. São parceiros do Instituto MetaSocial a Agência de Propaganda Giovanni+DraftFCB, a Rede Globo, Inclusive, Microwave, Riot, Analog, e SIACorp.

Fonte: Agência Inclusive

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário