sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Feira Nacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade movimenta Centro de Convenções de Goiânia durante três dias

Comente!
Recebi por email da Karina Carvalho ( psicóloga/ coordenadora do RH - ACITEG/ Diretora INCEP ) o pós release do evento REACESS e as fotos.

Com uma expectativa de público de cerca de seis mil pessoas, as promotoras de eventos Cyda Monteiro, Heloiza Cavalcanti, Lara Lobo e Nair Xavier, na presença de autoridades municipais, federais e entidades apoiadoras, abriram a Reacess Goiás no dia 20 de novembro, às 14 horas. III Feira Nacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade criada a partir da Reatech, maior feira do segmento da América Latina, a Reacess GO será realizada no Centro de Convenções de Goiânia (CCG)
Durante os três dias de evento, o público alvo (pessoas com deficiências, seus amigos e familiares; educadores; estudantes; representantes de entidades; fisioterapeutas; médicos; terapeutas ocupacionais; psicólogos; fonoaudiólogos; enfermeiros; assistentes sociais; nutricionistas; empresários; autoridades...) foram convidado a pensar em acessibilidade no mais amplo sentido da palavra. De pequenas idéias que se mostraram um sucesso na prática, passando por novidades tecnológicas em equipamentos, até estudos científicos revolucionários, a Reacess tem como missão maior estimular a cidadania apresentando e debatendo o universo de possibilidades dirigido aos mais de 27 milhões de brasileiros com deficiências que movimentam um mercado de R$1,5 bilhão por ano (Considerando que, aproximadamente, 15% da população possui algum tipo de deficiência, pode-se falar em cerca de 195 mil pessoas somente em Goiânia). Terceira cidade a sediar o Reacess depois do Rio de Janeiro e Florianópolis, Goiânia chamou a atenção do grupo CIPA, idealizador da feira, por características muito particulares. Foi definitivo, por exemplo, o fato de a cidade ter cerca de 90% da frota de seu transporte público acessível ao uso de pessoas com deficiência; a existência do CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo) e a disponibilidade do Centro de Convenções de Goiânia em promover as reformas necessárias para se tornar, de fato, acessível a todos os cidadãos. Segundo a diretora do CCG Sandra Mendez, foram muitas as melhorias promovidas ao longo do ano, entre elas a execução de rampas de acesso a dependências e pavilhões; rampa no portão de carga e descarga, regularização dos pisos dos pavilhões; ajuste na altura dos bebedouros; retirada de canteiros em frente aos portões principais; adequação de banheiros; botoeiras em braile nos elevadores e indicações em voz.

Realizada em uma área de 10,8 mil m2, dividida em dois pavilhões, duas áreas externas e halls, a Reacess terá entre os locais mais movimentados os espaço Esporte Interativo e Palco das Potencialisdades. Neles aconteceu apresentações de artes cênicas, grupos de dança, cantores, artistas, galeria de arte, parque infantil e quadra de esportes, ambos adaptados. Os presentes surpreenderam com a superação e exemplo de atletas que praticam o rappel e o basquete em cadeiras de rodas, por exemplo.

Dentro da programação para o espaço Esporte Interativo NA COORDENAÇÃO DA CATALANA NUBIA RODRIGUES EDUCADORA FÍSICA E PIONEIRA DA ASSOCIAÇÃO DEFICIENTES DE CATALÃO GO- ASPEDC, foram elaboradas atividades das mais interessantes destinadas tanto às pessoas com deficiências como para o público misto. Nos dias 21 e 22 de novembro, sempre das 10h às 12h e das 14h às 18h, entidades como a APAE Goiânia, Pestalozzi, Associação do Deficiente do Estado de Goiás (ADFEGO), Associação de Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADVEG) e Grupo de Tênis Infantil do Estado de Goiás comandarão jogos de futsal, basquetebol, vôlei, tênis de mesa e muito mais.

No Palco das Potencialidades da Reacess, teve o comando da Psicóloga Karina Carvalho Catalana e Voluntária DA ASSOCIAÇÃO DEFICIENTES DE CATALÃO GO- ASPEDC , as atrações de sábado e domingo foram inúmeras. Na parte da manhã o espaço foi reservado para pessoas que se inscreverao durante o evento que apresentaram várias modalidades, e também para perfomances das entidades envolvidas no evento, bem como para exibição de vídeos sobre trabalhos de movimento inclusivo.

Na parte da tarde a programação seguiu com um foco eclético. O público conferiu, por exemplo, o desfile de moda inclusivo proomovido por KARINA CARVALHO - DIRETORA DA INCLUSAO CONSULTORIA EMPRESARIAL & ESPAÇO PSICOTERAÉUTICO-INCEP E A AGENCIA KICA DE CASTRO SP); a banda inclusiva Luar e o grupo Expressão Corporal Raio de Luz (Vila São Cottolengo), o Exemplo de Superação com o instrumentista Valdenor Chaves (ACITEG/INCEP); o balé do Grupo de Visuais (ADVEG); a dança portuguesa encenada pelo Grupo de Dança e Cantares Portugueses; a banda de fanfarra e coral musical (Pestalozzi); a execução do Hino Nacional na Linguagem de Sinais(AMDA-GO) e a apresentação do Grupo de Jazz de Crianças e Adolescentes (Projeto Resgate, de Trindade), apenas para citar alguns.

Um dos grandes momentos, de sabado noturno foi, o Baile das Três Décadas. Sob o comando de Isa Cláudia Promoções e Eventos, a festa foi o carro chefe da II Feira Nacional da Pessoa Idosa, englobada pelo Reacess. Voltado para os grupos da melhor Idade, aposentados e pensionistas, o foi animado pela banda da Polícia Militar como a melhor da música dos anos 60, 70 e 80.

PARTICIPAÇÕES DA VILA SÃO JOSÉ BENTO COTTOLENGO, CRER E SETRANSP ENRIQUECEM PROGRAMAÇÃO

Entre as ações realizadas no decorrer do evento, vale destacar as elaboradas pela entidade assistencial São José Bento Cottolengo, pelo CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo) ,Setransp E Inclusão Consultoria Empresarial & Espaço Psicoterapeutico-INCEP que retratou o mundo do trabalho para a pessoa com deficiencia na Coordenaçao de Karina Carvalho como palestrante juntamento com seminário da Fotógrafa Kica de Castro, falando sobre O mundo da Moda para pessoa com defciencia

Nos dias 21 e 22 de novembro, a Vila São Cottolengo articulou seminários complexo, onde forão explanados temas experimentados com sucesso pela instituição beneficente que presta assistência às áreas social, de saúde e educação. Em atividade há 58 anos, a entidade presidida pelo padre Padre Éverson de Faria Mello, que se dedica a melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência, compartilhará sua experiência e avanços, sobretudo, na área de reabilitação. Na programação, palestras sobre temas variados, bem como apresentações musicais e teatrais.
O CRER escolheu o tema Equoterapia para levar à Reacess. A instituição recrutou um time de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos para demonstrar na prática como é feita a abordagem da Equoterapia e da Terapia em Charrete no CRER e de que forma estas práticas impactam nos resultados do tratamento e na melhoria da qualidade de vida e ganho de auto estima do paciente. Como a equoterapia não é restrita a pessoas com deficiências, o mais interessante é que o público poderá participar dos exercícios com os animais.
O Setransp mostrou na Reacess o programa Transporte Acessível ((Transporte Especial para Pessoas de Mobilidade Reduzida). Trata-se de um serviço de atendimento especial de transporte porta a porta, gratuito, destinado às pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte. Para o melhor atendimento ao público, todas as instituições envolvidas disponibilizarão pessoal treinado em stands para tirar dúvidas e fornecer explicações completas.

PARCERIAS FUNDAMENTAIS

A realização do evento foi possível graças ao patrocínio da Mabel e dos seguintes apoios: Governo Federal, Prefeitura de Goiânia, Ministério das Cidades, Ministério do Turismo, Setransp, Secretaria de Cidadania e Trabalho, SEBRAE, PUC GO Goiânia Conventions & Visitors Bureau, revista Reação, BiomaBrasil, Viaje Goiás, Federação Nacional das APAE, APAE de Goiás, AOG, INCEP, ACITEC, Conselho Municipal do Idoso de Goiânia.








DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário