domingo, 31 de janeiro de 2010

Cadeira de rodas anfíbia auxilia pessoas com deficiência na praia

3 comments

Ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência aconteceu neste sábado no Canal 3, em Santos

Oferecer plena acessibilidade na praia à pessoa com deficiência. É com esse pensamento que a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência testou neste sábado, 30 de janeiro, às 10h, no Canal 3 em Santos, uma cadeira de rodas anfíbia que facilitará acesso ao lazer de quem tem dificuldade de locomoção.
A cadeira de rodas anfíbia possui rodas largas para evitar o afundamento na areia e dispõe de uma barra para auxiliar a movimentação na areia ou entrada e saída da água.
Após diversos testes com o protótipo da cadeira, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência pretende, em um primeiro momento, encomendar 100 equipamentos, que serão entregues aos municípios litorâneos.
Os critérios para os municípios receberem a cadeira de rodas anfíbia ainda serão definidos pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O primeiro item é a praia oferecer condições mínimas de acessibilidade, rampas, piso tátil, vagas específicas, banheiros acessíveis e postos de salvamento, o que já ocorre no Canal 3, em Santos.
A cadeira ficará disponível no posto de salvamento ou em outro estabelecimento público localizado na praia. O usuário receberá instrução sobre como utilizá-la e terá um limite de tempo de uso.
"Todos têm direito ao lazer e a maioria das praias não têm condições de acessibilidade, por isso a iniciativa", diz Marco Pellegrini, Coordenador de Acessibilidade da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
No teste deste sábado, participarsm o Coordenador de Acessibilidade da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini, o Coordenador de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santos, Luciano Marques, a Coordenadora do projeto de Surf Inclusivo da Secretaria de Educação de Santos, Débora Rojas Pinho, e a Presidente do Conselho Municipal dos Assuntos da Pessoa com Deficiência de Santos, Célia Regina Saldanha Diniz.
O país tem hoje 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Esse número representa 14,5% da população brasileira.
Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

3 comentários:

  1. gostaria de saber endereços de fabricantes nobrasil de cadeiras de rodas anfibia meu email e´zulmirabicalhodias@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber valores para aquisição de cadeira...fabricantes... obrigado....idéias super maravilhosa...parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. sou Joaquim Gomes de Andrade,sou de cabo verde,ilha do fogo,cidade cova figueira,moro em baluarte,eu de 26 anos,sou deficiente físico há 5 anos e 8 meses,estou paraplégico também vivendo e levando a vida numa cadeira de rodas, eu estou muito contente com esse tipo de cadeira rodas que os senhores construíram,eu preciso de alguns dos meios desses que vocês fazem por la!!! eu agradeço-vos muito se os senhores podem mi ajudar ter um cadeira de rodas, ainda mesmo um dos das cadeiras de rodas normal, eu estou com falta de uma cadeira de rodas, eu tenho uma mas esta velha não tenho como arranjar uma nova para-mi,mi ajuda ter uma por favor se e possível meus amigos!
    -Eu desejo-vos bons trabalhos na suas vidas e que de tudo de bom e de melhor para vocês meus amigos. estou nu facebook com o mesmo e-mail amadodjoka@hotmail.com, se os senhores quer mi enviar alguma mensagem estou la também disponível para responder um qualquer amigo meu em qualquer momento que os encontrem, numero do meu telefone,2821321... obrigado por encontrar esse caminho que vocês construíram para os seus amigos, Deus os protejam amigos,abraços,ate breve... Joaquim Gomes de Andrade...

    ResponderExcluir