terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vem ai o novo programa voltado para inclusão de pessoas com deficiência no trabalho

Comente!
Recebi por email e repasso para vocês:

O Espaço da Cidadania e seus parceiros preparam para fevereiro o lançamento da terceira edição do Programa de Sensibilização Social para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. O programa é composto por palestras de esclarecimento sobre o potencial das pessoas com deficiência e sensibilização para a necessidade da inclusão, visitas a empresas e entidades que são exemplo e seminário voltado para construção de ações inclusivas. As atividades estarão abertas à participação de empresas, sindicatos, escolas, entidades especializadas e órgãos públicos. Além de difundir informações sobre a inclusão, o programa também busca a integração e o trabalho conjunto dos participantes em busca da inclusão plena. Todo o conteúdo está sendo planejado por um grupo de profissionais e ativistas da inclusão, que irão reunir os melhores casos e as melhores informações sobre o assunto, incluindo exemplos sobre o cumprimento da Lei de Cotas (artigo 93 da lei 8.213/91).
A iniciativa pioneira acontece desde 2005. As duas edições anteriores reuniram quase 900 pessoas, de diferentes municípios do Estado de São Paulo e de alguns estados do país. Eram representantes de empresas, sindicatos, órgãos públicos, entidades especializadas, escolas e de outros setores. O aprendizado no programa contribuiu para fortalecer ações inclusivas nos setores onde atuavam essas pessoas.
Em breve, serão divulgados novos detalhes sobre o Programa de Sensibilização e informaremos oportunamente.

Inclusão de pessoas com deficiência é garantida em negociação do setor metalúrgico

Foi renovada a convenção coletiva dos metalúrgicos do setor automotivo do Estado de São Paulo, que inclui uma cláusula voltada para a inclusão de pessoas com deficiências nas empresas dos ramos de autopeças, forjaria e parafusos. A cláusula determina “que as empresas abrangidas pela Convenção Coletiva de Trabalho, na oportunidade de novas admissões, darão preferência a portadores de deficiência, observado o artigo 93 da lei 8.213/91”.
O acordo foi assinado pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que representa 53 sindicatos e vale até 31 de outubro de 2011.
Também houve avanços nas convenções coletivas dos setores de estamparia e fundição, que também prevêem garantias de inclusão.

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário