sábado, 6 de fevereiro de 2010

Atleta telemacoborbense se prepara e sonha com Paraolimpíada

Comente!
Recebi do meu querido amigo Marcos essa reportagem. Conta um pouquinho da sua vida, da sua batalha para atingir seus objetivos. Mostra acima de qualquer coisa, toda a sua garra e força em enfrentar qualquer limitação que possa surgir. Além de uma grande beleza exterior, o Marcos tem uma beleza de alma, que irradia para todos que tem o privilégio de conhecê-lo. Estamos todos torcendo pelo seu sucesso!!! As fotos também são de seu arquivo pessoal.


O título de vice-campeão de halterofilismo na regional Centro-Oeste do Distrito Federal no ano passado motivou Marcos Camilo a se preparar para o Campeonato Brasileiro Paraolímpico, primeira etapa, em março na cidade de Belém do Pará.
Marcos espera concorrer na categoria de 60 Kg. O técnico de Segurança, formado pela Faculdade de Telêmaco Borba [Fateb] e modelo fotográfico tem como principal objetivo participar da Paraolimpíada, 14ª edição em Londres na Inglaterra. “É um sonho e tenho me dedicado de corpo e alma para alcançá-lo, recebo o apoio da família, dos amigos e das pessoas que crêem em mim e no meu trabalho”, ressalta Camilo.
Natural de Telêmaco Borba, a 245 quilômetros da capital Curitiba, é o quarto dos cinco filhos de Alcides Alves Camilo e Maria de Lourdes Pitikwak Camilo, e os irmãos Márcia, Adriano, Elis e Adriana Camilo.
O prazer pelo esporte surgiu logo cedo, na infância quando disputou modalidades como handebol e futsal pelos colégios estaduais Wolff Klabin e Presidente Vargas, envergando também o uniforme da seleção do município.
No dia 15 de novembro de 2005, Marcos Camilo se deparou com um de seus maiores desafios ao sofrer um acidente no início da noite quando transitava com sua moto pela Avenida Paraná onde houve a colisão com um automóvel, que o fez projetá-lo para o solo.
Camilo ainda consciente percebeu que sua coluna fora atingida e comprometeu os movimentos das pernas. Toda assistência foi tomada pela família para que Marcos preservasse o mais importante, a vida.
Com uma mente equilibrada o jovem que corria pelas quadras de esportes passou a se movimentar sobre uma cadeira de rodas. Ele próprio fez as adaptações em seu quarto e manifestou seu interesse em defender as causas dos deficientes tornando-se um exemplo de dedicação e superação para a classe. “A maior barreira quem cria é o próprio deficiente, eu levo uma vida normal, cuido do meu corpo, da minha mente e do meu coração e sei que todos podem fazer o mesmo e contribuir para vivermos numa sociedade mais justa e fraterna”, atesta Camilo.
O esporte tem sido a principal filosofia de vida de Marcos. Com o apoio da Academia Coliseu Top Team, que forneceu o espaço físico e as orientações do técnico Paulo Henrique Cray, Camilo tem treinado regularmente de segunda a sexta-feira, uma hora por dia com exercícios que melhorem sua performance para levantamento de peso.
Atualmente com 64 Kg, 1,78 centímetros de altura, o para-atleta credencia-se na categoria 67,5 Kg de halterofilismo. Iniciou este mês uma dieta balanceada para que até o dia da competição em março possa concorrer na categoria 60 Kg.
O telemacoborbense já conseguiu levantar peso de 120 Kg índice bem próximo ao recorde nacional de 130 Kg.
“O ideal é que consigamos levantar o dobro do peso de nosso corpo eu estou quase lá”, sorri otimista Camilo.
O para-atleta participou de um concurso de frases sobre deficiência e foi premiado ao dizer: “faço do meu corpo uma rampa de acesso à liberdade e felicidade. Por meio dele expresso todo o desejo de viver”.
A frase e reportagem foram veiculadas na Revista Sentidos – A inclusão da pessoa com deficiência, de circulação nacional, edição número 59 do mês de janeiro de 2010, com foto de Rivaldo Rezende Figueira.
Camilo afirma que o coração é telemacoborbense e que nas competições, como forma de apoio, contou com o Centro de Apoio ao Deficiente [Cadef] de Natal no Rio Grande do Norte e que no próximo campeonato representará a Associação de Deficientes Físicos de Londrina [Adefil]. “Sou grato a essas entidades que me apoiam na participação dos campeonatos e espero que o esporte receba sempre um incentivo dos governos, pois investindo em educação, esporte e cultura é que podemos transformar a realidade que vemos”, finaliza Marcos Camilo.








Foto By Rivaldo Rezende

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário