domingo, 21 de fevereiro de 2010

Jogos Paraolímpicos de Inverno de Vancouver 2010

3 comments
Os Jogos da Paraolimpíada de Inverno (Paraolimpíadas de Inverno de 2010) serão realizados entre 12 e 21 de Março de 2010, também em Vancouver e arredores, na província canadense da Columbia Britânica. Os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2010 são organizados pelo Vancouver Olympic Committee (VANOC).

Devem participar cerca de 400 atletas de 40 países dos Jogos da X Paraolimpíada de Inverno. Esta será a segunda edição das Paraolimpíadas no Canadá. Os primeiros Jogos Paraolímpicos no país foram realizados nas Paraolimpíadas de Verão de 1976 em Toronto.
Calendário dos Jogos Paraolímpicos de Inverno - Vancouver 2010
Cerimônia de abertura - 12/03
Cerimônia de encerramento - 21/02

Esporte - Datas em março de 2010
Biatlo - 13 e 17
Esqui Alpino - 13 a 16 e 18 a 21
Esqui Cross-country - 14, 15, 18, 20 e 21
Curling em cadeira de rodas - 13 a 20
Hóquei sentado - 13, 14 e 16 a 20

A cerimônia de abertura será realizada em 12 de fevereiro de 2010 no BC Place Stadium, um estádio indoor de futebol americano. Esta será a primeira vez que uma abertura de Jogos Paraolímpicos será realizada num estádio coberto.

Jogos Paraolímpicos de Inverno

Os Jogos Paraolímpicos de Inverno são a versão dos Jogos para atletas com algum tipo de deficiência. Assim como acontece com os Jogos de Verão, a versão paraolímpica é realizada na mesma cidade que promove os Jogos Olímpicos de Inverno. Dessa maneira, a cidade de Vancouver sediará em 2010, mais precisamente entre os dias 12 e 21 de março, a décima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.
A história do esporte paraolímpico de inverno também está relacionada à 2ª Guerra Mundial. Ex-combatentes que ficaram deficientes durante a guerra queriam voltar a esquiar. A primeira edição da Paraolimpíada de Inverno ocorreu em 1976, na cidade de Ömsköldsvik, na Suécia. Cerca de 250 cadeirantes, amputados e cegos de 14 países participaram das competições. Quatro anos depois, na Noruega, 350 atletas representaram 18 nações. Em Turim, Itália, em 2006, 1.300 pessoas entre atletas, guias e técnicos representaram 39 países.
Disputam os Jogos Paraolímpicos de Inverno atletas amputados, lesionados medulares, paralisados cerebrais, Les Autres, deficientes mentais e visuais.

Cinco esportes estarão sendo disputados em Vancouver 2010: esqui alpino, biatlo, esqui cross-country, curling em cadeira de rodas e hóquei sentado.

No biatlo, que é uma combinação de esqui cross-country com tiro ao alvo, os atletas paraolímpicos sempre atiram de bruços.

O curling é disputado por atletas que utilizam cadeira de rodas e mulheres e homens integram o mesmo time.

No esqui alpino os atletas são divididos em categorias e competem com adversários que possuem deficiências semelhantes. Os deficientes visuais usam todos o mesmo equipamento e são acompanhados por um guia. Esquiadores com prótese usam estabilizadores no lugar dos bastões de esqui. Já os paraplégicos descem as montanhas sentados em um mono-ski.


Vancoc
Hóquei sentado

No hóquei no gelo os competidores disputam sentados sobre uma espécie de trenó de aço equipado com duas lâminas. Cada jogador possui duas varas, uma em cada mão. Uma é usada para impulsionar o trenó e a outra para passar e atirar o disco.

O esqui cross-country segue os mesmos princípios do biatlo ou esqui alpino. Os atletas são divididos em categorias de acordo com as suas deficiências e podem competir, sentados ou em pé.

O revezamento da tocha paraolímpica terá início no dia 3 de março, em Ottawa, e terminará com a chegada da tocha para a abertura do evento, no dia 12, em Vancouver.

O Brasil nunca participou de uma edição dos Jogos Paraolímpicos de Inverno.

Fonte: http://esporte.hsw.uol.com.br

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

3 comentários:

  1. Será que a Rede Record, emissora oficial de Vancouver 2010, vai transmitir? Se com os Jogos Olímpicos, jah deixou a desejar, imaginem Paraolímpicos... Eh esperar p/ ver!

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se existe algum lugar no estado de SP onde possa aprender o esqui sentado ou o hoquei sentado.?
    sou paraplegico e gostaria de praticar
    obrigado
    yvesrcr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se existe um lugar no estado de SP onde possa aprender o esqui sentado ou o hoquei sentado?
    gostaria de praticar esses esportes pois sou paraplegico.
    obrigado
    se puder me enviar uma resposta viu e-mail fico mto agradecido
    yves
    yvesrcr@hotmail.com

    ResponderExcluir